Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Atenção multifocal: como desenvolver a habilidade que auxilia estudantes

Conseguir focar com excelência em múltiplas tarefas simultaneamente é uma habilidade que pode render benefícios nos estudos
Por: Camilla de Assis 02/08/2017 - 12:00 - Atualizado em: 09/08/2017 - 09:03
Atenção multifocal
Atenção multifocal
O conceito de multifocal é simples: é a capacidade que uma pessoa tem em realizar, com excelência, diversas tarefas simultaneamente. Ou seja, aquela pessoa que faz tudo ao mesmo tempo pode ter a habilidade de atenção multifocal bem desenvolvida. Neste caso, ter essa habilidade pode ser uma vantagem nos estudos, visto que a pessoa consegue otimizar o tempo. Conheça como pessoas de outros países estudam.
 

 
Por conta da correria do dia a dia, dar conta dos diversos afazeres não é trabalho fácil. Estudos, trabalhos em grupo, estágio, projetos de extensão, provas teóricas e práticas, além de outras atividades paralelas e pessoais não é tarefa fácil. Pela quantidade de afazeres realizados ao mesmo tempo, algumas pessoas desenvolvem a habilidade da atenção multifocal.
 
O que caracteriza alguém que tem atenção multifocal?
 
Ter o desenvolvimento da atenção multifocal só diferencia uma pessoa em seu cérebro, segundo a psicóloga e doutora em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento Maria da Soledade Rolim. “Em linhas gerais, esta pessoas possui maiores níveis de ativação funcional das área pré-frontal do cérebro (área dorsolateral do córtex pré-frontal) e possui mais facilidade da realização simultânea de atividades que demandem foco e cognição.”, explica.
 
Ou seja, ter um desenvolvimento da multifocalidade não significa que uma pessoa tem um cérebro mais desenvolvido ou qualquer tipo de vantagem específica. Quando o multifoco é exercitado e alcançado em alguém, “o cérebro apresentou uma neuroplasticidade específica e conseguiu se adaptar às exigências de realizar várias atividades ao mesmo tempo.”
 
Como desenvolver essa habilidade?
 
Atenção multifocal não é hereditário, portanto é uma habilidade adquirida. Entretanto, não se deve aplicar muito esforço para conseguir alcançá-la. O senso comum acredita que quanto mais intenso seja o “treinamento” cerebral, mais desenvolvido o órgão vai se tornar. “Os estudos científicos mostram o oposto, que o excesso de atividades simultâneas e fora de um contexto acaba gastando muita energia cerebral que poderia ser empregada de uma forma mais eficiente e o resultado é justamente o inverso, uma diminuição da produtividade.”, comenta Maria da Soledade Rolim.
 
Então, para potencializar o uso cerebral e conseguir desenvolver as habilidades multifocais, é mais eficiente praticar estímulos regulares, constantes e experiências novas que tirem as pessoas da zona de conforto. A exemplo disso, há aprender um novo idioma, um ritmo de dança, aprender um itinerário diferente do GPS, ou seja, provocar desafios ao cérebro.
 
Além disso, outras atividades simples também pode ajudar a pessoa a desenvolver as condições cerebrais. “Ler uma revista enquanto escuta uma música ou cozinhar enquanto conversa com alguém. Outra atividade benéfica para melhorar os níveis de concentração e atenção de forma geral é a meditação, que não necessariamente precisa estar vinculada à alguma religião; se a pessoa se concentrar em prestar atenção ao próprio ritmo respiratório (inspiração/expiração) ela já está fazendo uso de uma prática notadamente salutar para o cérebro”, indica a especialista.
 
E você, vai praticar quais atividades para desenvolver a atenção multifocal? Conte pra gente nos comentários!

Comentários