Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Artigo comprova uso de métodos de influência nas redes digitais

Estudo foi desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Administração da UNAMA
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 09/07/2021 - 15:24 - Atualizado em: 12/07/2021 - 15:27
O surgimento das mídias digitais trouxe novas formas de se relacionar. Nesse processo, um novo mercado se apresenta, o de influenciadores digitais - pessoas que geram conteúdo para um público que acompanha as publicações desse determinado usuário. A imersão nesse universo digital motivou o aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da UNAMA - Universidade da Amazônia, Igor Gammarano, a estudar sobre o assunto. O estudo rendeu destaque internacional em um dos mais prestigiados congressos da área de Marketing do mundo, o "2021 Academy of Marketing Science - AMS Virtual Conference - Annual Conference, World Marketing Congress", com o artigo intitulado “Elementos psicossociais que conectam os influenciadores digitais a seus seguidores”.   
 
O prêmio Jane K. Fenyo, categoria melhor trabalho de pesquisa de aluno, foi concedido em junho. O artigo identificou quais elementos simbólicos e significados psicossociais são utilizados pelos influenciadores digitais para persuadir seguidores e gerar consumo, preferências, opiniões, valores e comportamentos sociais. Além disso, o estudo também buscou apontar como os elementos são utilizados em diversos contextos cibernéticos para criar fortes laços emocionais com os seguidores, para acumular grandes números de audiências potencialmente influenciáveis.  
 
Igor conta que a ideia de escrever sobre o assunto surgiu por conta do profundo impacto que as mídias sociais têm causado no cotidiano das pessoas. “Devido a estes elementos empíricos e aos fenômenos sociais que permeiam estes relacionamentos complexos entre influenciadores digitais e seus seguidores, resolvi buscar um entendimento detalhado sobre de que forma esses fortes laços relacionais, que ocorrem em ambientes cibernéticos hiperconectados, podem impactar as atitudes, pensamentos e comportamentos dos indivíduos no ambiente offline”, explica.  
 
O pesquisador destaca que a UNAMA proporcionou todas as bases necessárias para que resultados, como este prêmio, pudessem ser alcançados. “Sou muito grato a UNAMA por todas as oportunidades, parcerias e investimentos feitos em minha educação. Hoje, tenho a honra de levar o nome da instituição e representá-la, mostrando ao mundo que a Amazônia possui uma instituição que produz conhecimentos sofisticados na área de Marketing, equiparando-se com diversas instituições prestigiadas ao redor do mundo”, destacou Igor. 
 
O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da UNAMA, Mário Vasconcellos, afirma que esse é um resultado muito significativo não somente para o doutorado em Administração, mas para a Universidade. “Entendemos que este é mais um resultado desenvolvido a partir de uma metodologia e equipe docente de peso, capaz de auxiliar em projetos de pesquisa como o de Igor. Trata-se de mais um reconhecimento internacional que reafirma a qualidade de ensino desenvolvida pelo Programa e pela Instituição”, concluiu o professor. 
 
 

Comentários