Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


A arte de formar profissionais com educação

No dia do orientador profissional, conheça os desafios e conquistas dessa área
Por: Taísa Silveira 04/12/2017 - 11:00 - Atualizado em: 04/12/2017 - 11:04
A arte de formar profissionais com educação/  Reprodução/Pixabay
A arte de formar profissionais com educação/ Reprodução/Pixabay

Escrito por Rebeca Ângelis

Em algum momento da vida, todo mundo já teve alguma dúvida relacionada à educação ou até mesmo qual carreira seguir profissionalmente.

Orientar, exercer papel de líder e ser referência na base educacional dessas futuras gerações, nem sempre é uma tarefa fácil de ser exercida. Contudo, o orientador profissional lida frequentemente com essas questões e auxilia no equilíbrio de assuntos que dizem respeito a escolhas, relacionamento com colegas e até vivências familiares.

Em homenagem ao dia deste profissional, comemorado nesta segunda-feira (4), entrevistamos o professor de pedagogia da UNAMA, Ivan Rabelo, para destacar pontos que ressaltam a importância de sua função no mercado de trabalho. Confira.

Quem veste a camisa da educação

O orientador deve atuar como um elo entre a instituição e a comunidade, entendendo sua realidade, ouvindo suas expectativas e o que tem a contribuir no processo de planejamento escolar. O papel deste profissional é desfazer os nós que separam escola e comunidade.

A orientação educacional abrange dessa forma, o ser humano na sua totalidade e atua diretamente na formação da pessoa consciente de seu papel no mundo. De acordo com o professor Ival, a função de orientar é ligada diretamente ao desenvolvimento pessoal de cada aluno, dando suporte a sua formação como cidadão e sujeito reflexivo.“É preciso preocupar-se se com os valores morais e éticos, atitudes, emoções e sentimentos dos estudantes”, ressalta.

Quebrando barreiras

“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”, já dizia Paulo Freire sobre o desafio diário que o orientador enfrenta. Em acordo com o educador Paulo Freire, o professor Rabelo destaca que as principais atribuições da função estendem-se em:

-Ajudar os professores a lidarem com as dificuldades de aprendizagem dos alunos;

-Orientar, ouvir e conversar com alunos, professores, gestores, família e comunidade;

-Participar da organização e da realização da proposta pedagógica da escola;

-Intermediar conflitos entre alunos, professores e outros membros da comunidade escolar;

-Ajudar os professores a compreenderem o comportamento dos alunos e a agir de maneira adequada em relação a eles, entre outras atividades.

Orientador x Psicólogo

Por se tratar de relações humanas, a função do orientador pode ser confundida com a de psicólogo. Contudo, vale ressaltar que as atividades que o orientador executa estão ligadas ao aspecto pedagógico. Já o psicólogo, possui atribuições mais voltadas para o atendimento terapêutico o que faz de ambas as funções complementares do ponto de vista de um atendimento holístico da comunidade escolar, mas nunca substitutas uma da outra.

Educação sem fronteiras 

Fora dos centros de ensino, o orientador também se destaca no processo de treinamento dos colaboradores de diversas instituições.

Ivan Rabelo destaca ainda, que isso acontece devido aos fatores que afetam os processos de ensino e aprendizagem, como: constantes mudanças no mercado, novos sistemas de organização do trabalho, perfil profissional e novas exigências de qualificação dos trabalhadores.

Nesse sentido, ele finaliza dizendo que a “intelectualização” do processo produtivo exige novas habilidades, mais capacidade de abstração, bem como comportamento profissional mais flexível.

E você, já recebeu auxílio de um orientador profissional? Como foi a experiência?Conheça também nosso curso presencial de Pedagogia.

 

 

Comentários