Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Aprenda a ter foco nos estudos para não acumular matéria

Confira dicas para enfrentar o semestre letivo sem dor de cabeça
Por: 20/01/2023 - 15:59 - Atualizado em: 20/01/2023 - 17:28
Planejamento evita que estudantes acumulem matérias

Escrito por Thaynara Andrade

É difícil encontrar um estudante que não tenha se atrapalhado em meio às atividades acadêmicas e chegado ao período de provas com mais conteúdo acumulado para estudar do que tempo disponível para estudá-los, não é mesmo?

Mas você sabia que com um pouco de organização e disciplina é possível conciliar as atividades acadêmicas com a vida pessoal e o trabalho? Pensando em tornar seu semestre mais produtivo, conversamos com a professora Bianca Amorim e ela traz 5 passos para você ter um ano novo de sucesso nos estudos e evitar estresse a cada final de período.

Confira! 

1 -Organize a sua semana:

Faça um planejamento dos seus compromissos da semana. “O estudante pode ser do tipo que gosta de fazer um planejamento por períodos longos, mas se ele toda semana ou todo dia estipular o que fará nesse intervalo de tempo, se torna mais difícil cair na procrastinação. Uma dica é usar post-it com tarefas, uma agenda ou até um quadro para acordar todo dia olhando para seus compromissos”, recomenda a docente da UNAMA, Bianca Amorim.

2 - Crie um cronograma de estudos

“Esse processo pode ser difícil, mas comece estipulando suas obrigações diárias como arrumar casa, trabalhar, momentos de descanso e o principal, em quais disciplinas estudará neste dia e qual o horário delimitado para isso.”, explica a docente.

3 -  Tenha um momento na semana para assuntos atrasados

Por mais que o estudante planeje é preciso reservar um tempo para repor os conteúdos que não puderam ser estudados por conta de imprevistos.  “Quando estipulamos atividades, sempre surgem contratempos, então o aluno pode determinar um dia na semana para estudar aqueles assuntos atrasados e realizar tarefas que não conseguiu cumprir”, sugere Bianca Amorim.

4 - Equilibre teoria, prática e revisão

Para se dar bem nos estudos é preciso ter método e estratégias. “Defina se irá estudar teoria por cursinhos online ou presenciais, livros ou vídeo aulas, práticas com muita questão (escolha um bom banco de questões) e revisões a cada semana para deixar o assunto "fresco" na cabeça!”, recomenda.

5 - Personalize seu modo de estudar

Nem sempre o que funciona para seu colega de classe, funciona para você e está tudo bem! Segundo a professora Bianca Amorim, é importante entender qual método e  a rotina de estudo que funciona melhor para você. 

"Resumos são ótimos, mas quando se tem apenas 2h por dia, podem atrasar a prática da questão ou a revisão. Explore métodos de resumo como flashcards, mapas mentais, método cornell e conheça mais sobre como estudar”, finaliza.

 

Comentários