Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Aprenda quatro formas de praticar o consumo consciente de alimentos

Segundo dados da FAO, em média, 28% dos alimentos produzidos nos países latino-americanos são desperdiçados
Por: Katarina Bandeira 22/11/2017 - 11:17

Reaproveitar partes menos utilizadas de frutas e verduras é uma das opções para quem quer começar um consumo consciente. Foto: Freepik

 

Se você costuma comprar alimentos perecíveis para sua casa já deve ter visto alguns deles estragarem esquecidos na geladeira. Não é que seja proposital, muitas vezes compramos mais do que conseguimos consumir, simplesmente por ser a única forma de adquirir determinado produto. Infelizmente, em um mundo onde milhares de pessoas sofrem com a escassez de comida, mais de um bilhão de alimentos são jogados fora por ano, segundo dados da Food and Agriculture Organization (FAO), pertencente a ONU.

O crescente aumento da população também acaba sendo uma questão preocupante. Estima-se que para suprir o crescimento mundial precisamos aumentar em 60%, até 2050, a quantidade de alimentos produzidos para consumo. Apesar da grande maioria ser desperdiçada entre o armazenamento e o transporte, ou deixadas de lado nas ceasas, existem algumas coisas que você pode fazer para evitar jogar fora alimentos que, apesar de não parecerem atraentes uma primeira vista, ainda estão bons para o consumo. Confira:

Desconstrua sua imagem dos alimentos

Para a Coordenadora do curso de Gastronomia e Nutrição da UNAMA, Ivie Maneschy, é necessário que se pare de excluir alimentos de forma fora do padrão.  “A primeira coisa que a gente tem que fazer é mudar essa ideia de alimento bonito e alimento feio. Existem inúmeras receitas que você pode aproveitar no consumo de alimentos que pode transformar ele em um alimento bonito”, explica. “Um tomate que se encontra batido ninguém quer comer ou comprar, mas um machucado não diminui o seu valor nutricional. Ele pode virar um excelente molho rústico ao ser reaproveitado”, afirma a coordenadora.

 

Ela reforça que o reaproveitamento de outras partes de frutas e verduras também são bem vindas ao paladar. Afinal, quantas vezes você descascou cenouras, batatas ou outro alimento e jogou suas sobras diretamente no lixo? Cascas, sementes e outras partes de frutas, legumes e verduras podem e devem ser aproveitadas tanto em receitas (há muitas que envolvem essas partes dos alimentos) quanto para compostagem, virando adubo. “Eu faço um bolo muito bom só com cascas de banana, por exemplo. Quando você desconstrói a ideia de que só o que tá dentro da banana é o que presta acaba trabalhando não apenas o reaproveitamento de alimentos, mas também o enriquecimento daquele insumo, porque você aumenta o valor nutricional da comida”, conta Ivie.  

Reaproveite as sobras

Sobrou arroz na hora do almoço? Guarde para o dia seguinte ou transforme o prato em outro completamente diferente. “Se você gosta de comidas frescas, ao invés de guardar da mesma forma, pegue aquele arroz e transforme num bolinho, por exemplo”, sugere a coordenadora. E não apenas este alimento pode ser aproveitado em novas receitas,  outras sobras como carnes, que podem virar recheio de tortas, empadões e omeletes, feijão, que pode virar sopa, entre outras iguarias. Vale a pena aprender algumas receitas para descobrir o que fazer com cada um deles .  

Tente comprar alimentos perecíveis apenas quando precisar

Verduras, legumes e laticínios por exemplo, tem grandes chances de estragar mais rapidamente se comprados em grandes quantidades. É mais vantajoso comprá-los semanalmente ou a medida que precisarem ser utilizados em receitas. Isso faz com que você economize dinheiro e também evite jogar fora algum tomate que criou fungo na geladeira por ter ficado muito tempo sozinho.

Cozinhe e congele

Cozinhar em grandes quantidades, armazenar e congelar são ações úteis por diversos motivos. Com o hábito você pode criar marmitas com a quantidade certa de comida que irá consumir durante a semana, ou até mesmo durante o mês. Também adquire mais tempo para outras tarefas do dia a dia já que não precisará gastar muito tempo cozinhando ou lavando diversos pratos. Essa atitude, além de ajudar a não desperdiçar alimentos, também colabora com a economia de água, eletricidade e até gás. Economia de tempo, dinheiro e alimentos.


 

Gostou das nossas dicas? Conta para a gente quais são seus hábitos de consumo consciente nos comentários.

 

Comentários