Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Aprenda quais cuidados ter com os cabelos durante o verão

Com o excesso de sol, água do mar e cloro, fios podem sair bastante danificados
Por: Katarina Bandeira 18/01/2019 - 18:11 - Atualizado em: 19/01/2019 - 10:00
Muitas lavagens e calor podem causar diversos danos ao fio capilar. Foto: Freepik
Muitas lavagens e calor podem causar diversos danos ao fio capilar. Foto: Freepik

Ah, o verão! Tempo de ir à praia, piscina ou apenas aproveitar os dias ensolarados. Durante essa época, é preciso redobrar a atenção à alimentação, ao consumo de líquidos e, principalmente, à pele. Porém, além dos cuidados com o corpo, os cabelos também pedem um tratamento especial, pois podem acabar danificados se não estiverem protegidos. A exposição excessiva ao sol, ao sal presente na água do mar, ao cloro da piscina, às muitas lavagens e ao calor podem causar diversos danos ao fio capilar. Entre eles estão alterações na coloração, frizz, ressecamento, pontas duplas e cabelos quebradiços, opacos e sem brilho. Para evitar que isso aconteça, confira nossas dicas para manter os fios saudáveis e bonitos.

Colocando a cara no sol

O primeiro passo é proteger o cabelo do sol. Com a alta das temperaturas, fica quase impossível não ter os fios danificados de alguma forma, seja pela exposição aos raios UV, seja ao calor, que os deixam opacos, quebradiços e sem vida. Vale a pena investir em produtos com proteção UV, como leave in (creme sem enxágue, usado após a rotina de lavagem dos cabelos, ele pode ser usado junto com o creme para pentear, mas apenas nas pontas e no comprimento do cabelo, nunca na raiz), chapéus e outros artifícios que bloqueiem os raios de sol. Se você pretende tomar um banho de mar ou de piscina, outra dica é pesquisar por cremes que tenham silicones. Eles formam uma forte proteção contra o cloro, os raios do sol e o sal do mar,  mantendo tanto a cor, quanto o brilho e devem ser usados antes de sair de casa, em pequenas quantidades.

Cores e outras químicas

Se seu cabelo passou por alguma química, seja colocação, descoloração, progressiva ou outro processo, o cuidado deve ser ainda maior. Isso porque ao contrário dos cabelos tidos como virgens (que não passaram por processos químicos), os quimicamente tratados tiveram sua estrutura modificada e por isso ficam mais sensíveis aos elementos típicos do verão. Para evitar danificá-los de forma ainda mais intensa, use produtos à prova d'água, de longa duração, com filtro solar protegendo os fios da salinidade dos raios UV e do cloro.

No caso de quem possui cabelos loiros, outra preocupação é ficar com um tom esverdeado após um dia inteiro na piscina. Isso ocorre por conta do ressecamento causado pela descoloração. As cutículas do fio ficam abertas, fazendo com o que o sulfato de cobre (presente no cloro da piscina) penetre com mais facilidade. Proteja seus fios mantendo-os sempre hidratados, tomando uma ducha antes e depois de sair da água (para retirar todos os resíduos de cloro) e, ao chegar em casa, lave seus cabelos com shampoo antirresíduos.

Nunca prenda os cabelos molhados

Se você acabou de sair da água, evite prender seus cabelos, caso eles estejam molhados. Deixá-los soltos evitará que se partam com facilidade. Outra dica para evitar o frizz e o embaraço é penteá-lo com um pente e madeira, de dentes largos, entre um mergulho e outro.

Para quem não dispensa o secador, mesmo durante o verão, um alerta: altas temperaturas aumentam o ressecamento dos fios, deixando-os sem brilho, secos e sem movimento. Ao secar os cabelos, o ideal é usar o secador no modo frio, com distância razoável de pelo menos 30 centímetros do couro cabeludo. Alguns modelos do aparelho já vêm com a emissão de íons, o que permite que o cabelo não fique arrepiado.

 

Se interessou pelo tema? Não deixe de conferir nosso curso de Estética e Cosmético da UNAMA!

 

Comentários