Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Aprenda cuidados para ter com seu gato de estimação

Apesar de serem animais mais independentes que os cães, felinos também precisam de cuidados especiais
Por: Katarina Bandeira 15/02/2019 - 17:59

Amados desde os tempos do faraó (e até além), os gatos são as estrelas da casa, dos vídeos na internet e da vida de quem decide compartilhar o dia a dia com eles. Apesar de não necessitarem da mesma atenção que os seus colegas caninos, por serem pets muito mais independentes, os bichanos precisam de alguns cuidados específicos desde novinhos, para crescerem saudáveis. Se você adotou um gatinho há pouco tempo, te damos algumas dicas de cuidados específicos para ter com seu pet felino. Confira!

 

Vacinar é preciso

No topo dos cuidados para os donos de primeira viagem está a vacinação. Gatos podem começar a tomar as primeiras vacinas a partir dos 45 dias de vida. É necessário que seu animal esteja vermifugado, sem febre ou diarréia para começar o tratamento. Para protegê-los existem três tipos de vacinas polivalentes. A V3, que protege os bichanos contra Panleucopenia, Rinotraqueíte e Calicivirose; a V4, que inclui também proteção contra Clamidiose e a V5 soma a imunização contra Leucemia Felina.

 

É preciso que o seu bichano tome pelo menos três doses das vacinas, com intervalos entre de 21 a 30 dias entre cada. Concluído esse processo, após os 4 meses de vida do animal ele deve tomar, anualmente, a vacina antirrábica. Para ver como seu filhote reagirá à vacinação é importante fazer todo esse acompanhamento com um veterinário.

 

Higiene

É comum o uso da expressão “banho de gato”, para indicar uma ducha rápida, sem tanta atenção. Mas, indo de encontro ao que a frase sugere, os felinos são animais muito higiênicos. Ao contrários dos cachorros, gatos não precisam tomar banho com uma grande frequência. Para manter o asseio e evitar a proliferação de sujeiras no pelo o indicado é que você dê banho no seu gato a cada quatro ou seis meses, em água morna e com produtos com o mínimo de cheiro.

Outro item que deve ser levado em consideração na hora de cuidar da higiene do seu gato é a caixa de areia. Por serem animais extremamente asseados, gatos tendem a não fazer suas necessidades em locais sujos. O ideal é que você limpe a caixa de areia diariamente, inclusive para evitar que os fortes odores tomem conta da casa. A frequência da troca total da areia vai depender o seu pet, mas após uma semana ou duas isso já pode ser feito.

Alimente bem

E não vá pensando que dá alimentar seu pet com qualquer tipo de comida. Gatos são conhecidos por serem bastante exigentes na alimentação. Você vai ter que testar até achar uma que o felino irá gostar. Porém, uma dica é procurar rações classificadas como premium ou superpremium, que são mais ricas em vitaminas e nutrientes para o animal. Evite ração de origem vegetal porque elas podem ficar agarradas nas entranhas do felino e causar sufocamento. Lembrando que, para cada idade do seu bichano, existe uma ração adequada e gatos castrados também devem receber uma alimentação especial.  

 

Castração

Ter um animal, principalmente se ele é exposto a rua, exige muita responsabilidade, incluindo por conta da possibilidade de seu filhote de quatro patas procriar por aí. O processo de castração em gatos é bem simples e de fácil recuperação. A cirurgia não é invasiva, tem anestesia e casos de alergia são bastante raros. Para castrá-los o ideal é que você procure um veterinário de confiança, mas também há iniciativas gratuitas oferecidas por grupos voluntários em cidades do país.

No pós-cirúrgico o bichano precisará ficar com a área operada isolada até os pontos serem removidos. Lembrando que um efeito colateral comum da castração é o ganho de peso, por isso, caso seu gato vá passar por um processo de castração, procure rações adequadas para evitar a obesidade do felino.

 

Gostou da matéria? Conheça o nosso curso de Medicina Veterinária!

 

Comentários