Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Aplicativo monitora canais do centro de Belém

Projeto é do docente  do curso de Ciência da Computação da UNAMA
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 14/04/2020 - 11:21
Para auxiliar a população da capital paraense, um aplicativo desenvolvido pela UNAMA - Universidade da Amazônia, por meio de um professor do curso de Ciência da Computação, monitora canais da cidade. O dispositivo “Monitoramento de Canal em Belém” foi criando em abril e pode ser adquirido gratuitamente pelo celular. A plataforma é capaz de transmitir imagens do canal do Igarapé do Una, localizada na Avenida Pedro Miranda, e o canal da Travessa Quintino Bocaiúva.  
 
O professor da UNAMA Alan Marcel, conta que a ideia de criar o aplicativo surgiu quando descobriu que era possível acessar fotos de maneira livre e online. “O aplicativo mostra fotos de dois canais que cruzam a cidade de Belém. É possível ver uma lista das 10 últimas fotos capturadas e atualizadas de hora em hora. A ideia surgiu quando conheci o site do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e vi que era possível acessar as fotos disponibilizadas de maneira livre e gratuita, explicou.
 
O aplicativo também informa aos usuários sobre probabilidade de maré alta e chuva. “A combinação maré alta e chuva transborda os canais são fatores que causam alagamentos no centro da cidade. Os dados são baseados nas informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos”, afirmou.
 
A plataforma está disponível apenas para o sistema operacional Android e pode ser baixado pela loja virtual. O professor ressalta que o aplicativo não é mantido pelo Cemaden, mas que depende do funcionamento adequado da infraestrutura do Centro. “Entretanto, penso que é uma ótima forma de nos prevenirmos das enchentes que muitas vezes assolam a nossa cidade, consultando o aplicativo antes de passar pelos locais monitorados, evitando engarrafamentos, dano a veículos e até doenças decorrentes da água do canal”, concluiu.

Comentários