Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Aplicação de novas tecnologias é foco de conferência

Evento fez parte da programação do IV Congresso Nacional de Ciências Exatas e Tecnologias, realizado pela UNAMA
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 07/11/2019 - 15:31 - Atualizado em: 12/11/2019 - 15:38
O IV Congresso Nacional de Ciências Exatas e Tecnologias, realizado pela UNAMA – Universidade da Amazônia, abordou, na manhã desta quinta-feira (07), as novas tecnologias na implementação e projeção dos espaços públicos. Foram quatro conferências simultâneas nas áreas das Engenharias, Design, Arquitetura e Desenvolvimento de Sistemas, com palestrantes renomados do mercado local e nacional. Além da programação de abertura, realizada no Belém Hall, o evento contou com a participação de acadêmicos, egressos e profissionais na apresentação de artigos científicos.  
 
No auditório Umarizal, o público participou da palestra “Desenvolvimento de novos materiais geotécnicos”, ministrada pelo conferencista Nilo Consoli. O foco foi mostrar como as engenharias podem ser mais eficientes, pensando também na sustentabilidade, já que o setor tem uma grande contribuição para a poluição do ambiente. “Nós já temos vários produtos melhores em resistência, com ação eficaz tanto quanto aos convencionais. Temos os solos reforçados com fibras, fundações criadas com solos artificialmente cimentados. São diferentes tipos de compressão, com maior durabilidade”, explicou.
 
Na projeção de espaços sociais, a conferencista Samantha Bitencourt trouxe a discussão da “Sintaxe Espacial na Arquitetura e Urbanismo”, no auditório Batista Campos. Na proposta, a convidada falou do olhar para o planejamento de espaços – por meio de aplicativos – não só para dinamizar os serviços, mas harmonizá-lo enquanto estrutura. “Essas ferramentas servem, por exemplo, para as intervenções futuras. Ganhou bastante destaque com as políticas de acessibilidade, como as colocações de rampas, reestruturação de pisos. É misturar teoria e prática na projeção de vilas, bairros e até cidades”, ressaltou.
 
Outra conferência de destaque foi sobre “Mídias Participativas e a Construção da Autonomia na Periferia de Belém”, ministrada por Acilon Cavalcante, no auditório Batista Campos II. O conferencista abordou os canais criados no bairro da Terra Firme para dar voz e significado ao ambiente. “Em um processo histórico, nem todos os bairros de Belém foram planejados. A maioria cresceu em decorrência do inchado do centro urbano e a evasão para as áreas ao redor da capital. Então, esse estudo veio para identificar esses agentes que mediam ações de apoio cultural e social. Por conta da internet, um movimento tem condições ganhar visibilidade e lutar por direitos, por uma ressignificação e transformação do espaço”, destacou.
 
Por último, no auditório Batista Campos I, houve conferência sobre o “O uso da realidade aumentada para virtualizar museus”, ministrada por Thayana Momore. Acadêmicos puderam conversar sobre o que já vem sendo desenvolvido em São Paulo, na projeção de obras plásticas por meio de aplicativos de computador e dispositivos móveis.  
 
O IV Congresso Nacional de Ciências Exatas Tecnologias tem como apoio a Faculdade UNINASSAU. As atividades retornam pela tarde e noite, com homenagens e conferências magnas, dos convidados Rafael Medeiros Filho, Alexandre Carmo e Paulo Lima.
 
Galeria: 
Conferência sobre sintaxe espacial na arquitetura em congresso de exatasConferencista Samantha Bitencourt falou sobre planejamento e adaptações de espaçosCongressistas atentos aos detalhes na manhã desta quinta-feira (7)Mesa sobre "Mídias Participativas e a construção de autonomia nas periferias de Belém"Conferencista Acilon Cavalcante, um dos convidados do congresso de exatasConferência sobre realidade aumentada para virtualizar museusAcadêmicos e docente atentos à programação do IV Congresso Nacional de Ciências Exatas e TecnologiasConvidada do auditório Batista Campos I, Thayana MamoreApresentação de trabalhos científicos no Belém HallManhã do primeiro trouxe quatro conferências com convidados locais e nacionaisConferencista Nilo Consoli, em palestra sobre "Desenvolvimento de novos materiais geotécnicosIV Congresso Nacional de Ciências Exatas e Tecnologias é promovido pela UNAMAAcadêmicos sendo avaliados em IV Congresso Nacional de Ciências Exatas e Tecnologias

Comentários