Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Antiga aluna UNAMA lança obra na XXI Feira Pan Amazônica do Livro

Obra é resultado de projeto experimental desenvolvido durante graduação e reúne histórias, características e linguagens de Belém do Pará por meio do jornalismo literário
Assessoria de Comunicação Por: Vanessa Van Rooijen 19/05/2017 - 17:18
Imagem mostra mulher segurando um livro
Juliana Dias, ex-aluna UNAMA, lança livro baseado em Trabalho de Conclusão de Curso
Concluir a graduação e receber o título de Melhor Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) já é uma grande realização. Agora imagine ter esse trabalho moldado e lançado em um grande evento? Essa é a realidade de Juliana Dias, jornalista formada pela Universidade da Amazônia (UNAMA) em 2015. “A Belém das Mulheres”, projeto experimental defendido por ela no final do curso e transformado em livro, será lançado na XXI Feira Pan Amazônica do Livro, no dia 30 de maio, em Belém.
 
“A Belém das Mulheres” reúne 15 crônicas sobre características de Belém por meio de depoimentos relatados por mulheres que vivem na cidade. Juliana fez entrevistas com 16 mulheres durante 4 meses e escreveu as narrações buscando valorizar a linguagem, cultura e memórias regionais. O trabalho foi orientado pelo professor Antônio Carlos Pimentel, do curso de Jornalismo da UNAMA, e será lançado pela editora da Imprensa Oficial do Estado do Pará.
 
Juliana é apaixonada por jornalismo literário e afirma que temas voltados a mulheres na região são pouco explorados dentro da academia. “O meu objetivo ao idealizá-lo era (e ainda é) mostrar a importância da produção da literatura regional produzida por mulheres para registrar e valorizar a memória e a cultura de Belém. Temos autoras da terra incríveis e pouco conhecidas, por isso, quando me deparei com a oportunidade de contribuir para o enriquecimento da literatura daqui, não puder deixar passar”, afirmou.
 
A jornalista conta que a inspiração do trabalho surgiu do livro "Rio de Janeiro: um retrato (a cidade contada pelos seus habitantes)", de Fausto Wolff, que apresenta crônicas inteiramente narradas pelos moradores. A ideia de entrevistar mulheres surgiu com o orientador. “Como Belém é tratada no gênero feminino, descrita por autores da terra como mulher e eu sou mulher, ele achou que seria interessante. Agarrei a ideia e fui desenvolvendo. A composição como um todo foi uma experiência marcante na minha vida e, sem dúvida, coletiva. Devo muito aos meus pais, meus amigos, professores e escritoras como Eneida de Moraes e Amarílis Tupiassú, inspirações fundamentais durante todo o projeto”, concluiu.  
 
Serviço:
Lançamento do livro “A Belém das Mulheres”
Data: 30 de maio de 2017
Horário: 19h
Local: Estande da IOE / XXI FEIRA PAN AMAZÔNICA DO LIVRO

Comentários