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Notícias › Educação


Alunos e professores do PIBID e Residência Pedagógica apresentam experiências

O encontro promoveu aperfeiçoamento na formação dos discentes de cursos de licenciatura
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 07/12/2018 - 10:57
Imagem mostra alunos durante evento
O objetivo foi induzir o aperfeiçoamento na formação prática nos cursos de licenciatura
Alunos e professores da UNAMA – Universidade da Amazônia que participam dos programas PIBID e de Residência Pedagógica promoveram um grande encontro para troca de experiências e exposição de relatos de ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores. O objetivo foi induzir o aperfeiçoamento na formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão no ensino da educação básica. O encontro ocorreu na última segunda-feira (3), no campus Alcindo Cacela da Universidade.
 
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e de Residência Pedagógica representam uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Universidade, que proporciona aos alunos dos cursos de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. Os projetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar, para estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional.
 
De acordo com a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da UNAMA, professora Dra. Ana Vasconcellos, o encontro é um incentivo na formação de discentes para a educação básica. “A ideia é elevar a qualidade da formação inicial dos discentes nos cursos de licenciatura e inseri-los no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem”, afirmou.
 

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