Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Alunos de Engenharia desenvolvem veículo elétrico

O protótipo usa materiais acessíveis e transporta uma pessoa de até 80kg
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 04/11/2019 - 10:31
Imagem mostra carro parado dentro de sala
Projeto é realizado por alunos do 10º período da Universidade
Alunos do 10º semestre do curso de Engenharia Elétrica da UNAMA - Universidade da Amazônia, campus Alcindo Cacela, estão desenvolvendo um protótipo de veículo elétrico. O projeto é resultado da disciplina Tópicos Integradores que iniciou em setembro. A finalização do projeto está prevista para dezembro de 2019.
 
O veículo consegue transportar uma pessoa de até 80 kg com autonomia média de 30 minutos. As dimensões são de 70 cm de largura com 1,20 cm de comprimento e pesa 30kg. O professor responsável pelo trabalho, Carlos Rolim, conta que o protótipo movido a eletricidade faz movimentos semelhantes a uma bicicleta. “No projeto os alunos trabalharam conhecimentos de física. Conceitos sobre ‘relação de transformação’ e ‘torque’. Por hora, eles estão usando duas baterias de nobreak com autonomia de aproximadamente 30 minutos de funcionamento”, afirmou. 
 
A ideia foi montar um projeto que os alunos já tivessem passado por todas as etapas durante a graduação, como explica o professor. “Os acadêmicos pensaram então em um tipo de controle de velocidade. Escolhemos o PWM (PULSE WIDTH MODULATION – Modulação por Largura de Pulso). É um modelo simples. Nada mais é do que o motor de corrente contínua que gira para um lado e para o outro”, falou.
 
Carlos Rolim afirma também que pretende construir um carro movido a energia solar até agosto de 2020. “A cadeira, volante e baterias de nobreak são reutilizadas. O projeto veio no intuito de despertar a criatividade desses alunos. Apesar de serem acadêmicos de elétrica, eles reestruturaram toda a parte mecânica, sob a minha supervisão. Já estamos ansiosos para programar a terceira etapa, que vai ter luzes, buzina, sensor de direção, iluminação de setas, até um carro movido a energia solar", concluiu o professor.
 

Comentários