Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Alunos da UNAMA vencem Concurso Nacional de Engenharia

O desafio era fazer o trabalho com pontes de macarrão
Assessoria de Comunicação Por: 06/12/2017 - 17:12
Imagem mostra pontes de macarrão em cima da mesa
Pontes são construídas utilizando macarrão espaguete
Por Camille Nascimento
 
Felipe Aviz, Joelma Nunes, Monique Freitas e Thiago Duarte integram a equipe de alunos da Universidade da Amazônia (UNAMA) que conseguiu o segundo lugar no 1º Campeonato Pontes de Macarrão – Desafio Ser Educacional, que tem por objetivo fazer os competidores testarem seus conhecimentos na área de análise estrutural da Engenharia. Os universitários foram orientados pelo mestre e engenheiro Mike da Silva Pereira.
 
O concurso existe há bastante tempo no Brasil, mas na UNAMA foi inaugurado no I Congresso Nacional de Ciências Exatas e Tecnologias, em setembro de 2016. As pontes são construídas utilizando apenas macarrão espaguete, além de colas tipo massa e resina. Ganha a competição o grupo que construir a ponte mais resistente. 
 
Para o professor Mike Pereira esta competição foi um desafio para os seus alunos, de relacionar teoria e prática que a disciplina de Cálculo Estrutural exige, “o macarrão utilizado tem uma resistência conhecida, utilizamos em comparação a uma barra de aço. Então, é preciso que os alunos estejam dispostos a elaborar um projeto consistente, no caso desta equipe, foram os próprios alunos que tiveram a iniciativa de participar do concurso, conversaram a possibilidade de eu orientá-los, são alunos bem esforçados”, avalia o engenheiro.
 
Aluna do 6º semestre de Engenharia Civil, Joelma Nunes, comenta sobre o reconhecimento pelo trabalho que foi iniciado ainda em seu 2º semestre, “iniciamos esta proposta na disciplina ‘Mecânica dos sólidos’, mas a oportunidade de expor veio somente agora, com o concurso. Foi um privilégio alcançar este segundo lugar, é o reconhecimento por toda a nossa dedicação a um curso que exige tanto de nós”, enfatiza a futura engenheira. 

Comentários