Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Aluno da UNAMA recebe menção honrosa em premiação nacional

Desenvolvida durante o mestrado, a pesquisa de João Paulo Vasconcelos Mendonça Junior analisou ações relativas à acessibilidade
Por: Assessoria de Comunicação 27/01/2023 - 17:06 - Atualizado em: 27/01/2023 - 17:15
Trabalho esteve entre os sete artigos acadêmicos premiados
Trabalho esteve entre os sete artigos acadêmicos premiados
Por Wesley Costa
 
O pesquisador e doutorando em Administração pela UNAMA – Universidade da Amazônia, João Paulo Vasconcelos Mendonça Junior, recebeu menção honrosa no prêmio Belmiro Siqueira, promovido pelo Conselho Federal de Administração (CFA). O trabalho de João Paulo, que propôs uma reflexão de como transformar a cidade de Belém em um lugar acessível e igualitário, esteve entre os sete artigos acadêmicos premiados.  
 
A pesquisa desenvolvida durante o mestrado do aluno, e orientada pelo professor doutor Mauro Margalho Coutinho, buscou analisar as ações governamentais relativas à acessibilidade adotadas no contexto da incorporação de “antropovias” na Região Metropolitana de Belém (RMB). O aluno premiado explicou o que o levou a desenvolver esse trabalho.  
 
“O que me motivou a realizá-lo foi justamente essa necessidade de um dia tornar Belém um município mais acessível e igualitário a todos, incluindo as pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Além disso, quis mostrar a importância de uma boa comunicação entre o governo e a sociedade”, disse João Paulo.  
 
O orientador Mauro Coutinho lembra que a temática do trabalho reforça a necessidade dos equipamentos e meios de acessibilidade estarem presentes em todos os lugares da cidade. “Não adianta você ter acessibilidade somente em determinado ponto como, por exemplo, em órgãos públicos ou ônibus. A ideia da antropovia é promover todo um trajeto com esses recursos de acessibilidade”, pontuou o professor.
 
O Prêmio Belmiro Siqueira foi criado pelo CFA em 1988. O objetivo é divulgar e promover a valorização de estudos realizados por profissionais e estudantes de administração, que contribuam para o desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração no Brasil. O Prêmio recebe o nome do Professor e Administrador Belmiro Siqueira, pelo trabalho que ele desempenhou em prol da valorização da área.

Comentários