Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Alimentos não convencionais amazônicos na pauta de Encontro Gastronômico

A “Amazônia descobre a Amazônia” traz Alex Atala como uma das atrações
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 15/03/2017 - 15:49 - Atualizado em: 16/03/2017 - 10:06
imagem mostra a logo do evento com data, local e horário
O evento será realizado nos dias 8 e 9 de abril, na Estação Gasômetro.
Você já ouviu falar de cubiu, xuru, pariparoba ou jacatupé? Todos esses itens são denominados “PANC’s” (plantas alimentícias não convencionais), ervas comuns na região amazônica e desconhecidas da população em geral, mas que estarão em destaque durante o “Amazônia descobre a Amazônia: Encontro Sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais da Amazônia”. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de abril, na Estação Gasômetro.
 
O encontro permitirá conhecer mais sobre a existência, uso, e distribuição das plantas alimentícias não convencionais, e a importância da figura dos mateiros tradicionais de nossas comunidades no interior da Amazônia. A programação também terá a presença de cientistas, pesquisadores e cozinheiros que farão embates de pratos regionais com ingredientes não convencional, além de degustação para o público participante.
 
Participam também alunos dos cursos de Gastronomia e Nutrição da Universidade da Amazônia, UNAMA, que irão auxiliar os chefes de cozinha nos embates com os chefes. Profissionais como o chef de cozinha e presidente do instituto ATÁ, Alex Atala; a pesquisadora em Gastronomia Paraense e diretora-executiva do Instituto Paulo Martins, Joanna Martins, e o pesquisador, chef e amante da gastronomia Amazônica Ofir Oliveira, também estão confirmados na programação.
 
De acordo com a professora do curso de Gastronomia da UNAMA, Thamára Almeida, a região amazônica possui uma vasta variedade de PANC´s. “Isso desperta o interesse e os olhares de profissionais de várias partes do mundo. No interior, nas regiões de florestas, os mateiros continuam fazendo um brilhante trabalho colhendo e apresentando essas plantas a quem não conhece, mas essa ‘profissão’ infelizmente não desperta interesse nos mais jovens”, destacou.
 
Ela explica também que alguns alimentos são muito conhecidos, mas não sabemos que são “PANC´s”. "Ou seja, a grande maioria das pessoas não sabe que pode fazer uso como alimento, por exemplo, o umbigo ou coração da bananeira, como muitas chamam. Ela nos propicia pratos deliciosos, mas ainda pouco conhecidos. Tem também as folhas da abóbora podem ser utilizadas em refogados ou em saladas”. A programação completa e inscrições podem ser conferidas neste site.
 
Serviço
Amazônia descobre a Amazônia: Encontro Sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais Da Amazônia
Data: 8 e 9 de abril
Local: Estação Gasômetro, localizada na avenida Governador Magalhães Barata, 830, São Brás
 
 

Comentários