Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Acordo garante oportunidade de ensino e estágio em saúde

O contrato foi firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde e as duas instituições do Ser Educacional em Belém, UNAMA e UNINASSAU
Assessoria de Comunicação Por: Rayanne Bulhões 24/02/2022 - 15:57
A UNAMA - Universidade da Amazônia e a Faculdade UNINASSAU Belém foram selecionadas para compor um projeto de desenvolvimento de atividades de ensino e estágio pela Secretaria Municipal de Saúde (SESMA). Trata-se do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes). O documento foi assinado nesta quarta-feira (23), na presença de lideranças políticas, gestores de Instituições de Ensino Superior (IES) e secretários municipais, em cerimônia reservada, no auditório de uma faculdade na Av. Gentil Bitencourt.  O objetivo dessa iniciativa é garantir oferta do campo prático para acadêmicos dos cursos de saúde, além de Residências Médica e Multiprofissionais na capital paraense.
 
O acordo foi assinado na presença da reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, e do diretor da UNINASSAU Belém, Éden Ferreira. Pelo documento, o município garante a estrutura de serviços de saúde em condições de oferecer campo de prática, mediante a integração ensino-serviço na Rede de Atenção à Saúde. Essa não é a primeira parceria que as unidades fecham com a secretaria. A UNAMA, por exemplo, continua sendo posto de imunização para a Covid-19, dando vivência prática aos alunos, de diferentes semestres e graduações, na triagem e acolhimento da população assistida.
 
Para a reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, essa é uma ótima oportunidade para que os graduandos tenham outras experiências de atuação profissional voltada para a rede pública.  "Uma das bases das instituições mantidas pelo Ser Educacional é a pesquisa e extensão. Nossos alunados são engajados, desde os primeiros semestres, em atividades integrativas e essa parceria surge para somar na formação profissional dos acadêmicos", disse a gestora.
 
Segundo o diretor da UNINASSAU Belém, Éden Ferreira, essa vivência permitirá a integração com outras equipes multiprofissionais. "Nós estamos falando de futuros profissionais que podem atuar em comunidades, com ocorrências via Sistema Único de Saúde. Estamos orgulhos pela oportunidade que vai impactar diretamente não só na vida dos acadêmicos, mas na comunidade belemense", reforçou o gestor.
 
Além da UNAMA e da UNINASSAU Belém, outras sete instituições participam da assinatura do contrato.

Comentários