Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Acordo fomenta a pesquisa e formação profissional no Pará

A UNAMA e a UFRA renovam a cooperação inédita na região
Assessoria de Comunicação Por: Alessandra Fonseca 08/10/2020 - 11:06 - Atualizado em: 23/10/2020 - 16:45
Acordo para pesquisa
A UNAMA - Universidade da Amazônia e a Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, assinaram um acordo de cooperação técnica, científica, educacional e cultural. A solenidade aconteceu no auditório David Mufarrej, da UNAMA. O documento permite a execução de atividades conjuntas e de interesse mútuo, nos projetos e ações de ensino de pós-graduação e de pesquisa. A parceria agora vai até 2024.    
 
O acordo possibilita a troca de experiência entre as instituições envolvidas, visando à ampliação dos saberes e o intercâmbio de produções científicas e de documentação especializada. A iniciativa favorece discentes dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu da UNAMA e servidores da UFRA.    
 
A reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, classificou a parceria como necessária em prol do desenvolvimento do Pará. “É muito importante entender que esse acordo vai além da formação de professores. A pesquisa se fortalece cada vez mais nesse acordo que é inédito no Pará. A assinatura é o reforço do caminho para as parcerias públicas e privadas com a finalidade de desenvolver a Amazônia”, ressaltou a professora.    
 
A assinatura também propõe a integração acadêmico-científica entre grupos de pesquisa da UNAMA e UFRA. De acordo com a Pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da UNAMA, Ana Vasconcellos, essa é uma maneira de desenvolver e executar projetos de pesquisa em conjunto. “Hoje, é um dia especial que culmina com a assinatura do acordo. Essa assinatura representa uma segunda etapa do processo. A primeira começou em 2014, quando queríamos formar professores para doutorado em Administração. Com essa renovação, temos condições de dar um passo a mais para galgar espaço na nossa região. A expectativa agora é de continuar a formar doutores e a parceria só vem agregar para que nós tenhamos um desenvolvimento muito maior”, falou.     
 
O reitor da UFRA, Marcel Botelho, afirmou que esse é um momento de ampliação da capacidade produtiva de mão de obra. “Este é um momento histórico para as instituições de ensino do Pará. Não foi fácil construir esse acordo, mas quando olhamos para alguns exemplos de profissionais que abrilhantam o trabalho acadêmico é que renovamos as energias. Estamos unindo duas universidades altamente competentes para investir no capital humano e na capacidade de produção na nossa região”, concluiu.  
 
O acordo vai contribuir para a criação e fortalecimento de linhas de pesquisa em ambas as instituições atendidas que respondam às necessidades regionais. Além disso, vai realizar atividades de ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu e capacitar em nível de Mestrado e Doutorado servidores efetivos da Universidade Federal Rural da Amazônia.   

Comentários