Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Ação promove a limpeza de praças e pontos turísticos de Belém e Ananindeua

UNAMA realiza ação em parceria com o Instituto Limpa Brasil que fará um mapeamento do descarte irregular
Assessoria de Imprensa Por: Alessandra Fonseca 14/09/2018 - 17:30
A ação é alusiva ao Dia Mundial da Limpeza, iniciativa que também será feita em 150 países
A ação é alusiva ao Dia Mundial da Limpeza, iniciativa que também será feita em 150 países
Conscientizar a sociedade sobre o descarte de resíduos sólidos nas cidades é o principal objetivo da Ação Tropical, projeto promovido pelo Núcleo de Responsabilidade da UNAMA- Universidade da Amazônia. Alunos e professores da Universidade farão a limpeza no Portal da Amazônia, em Belém, neste sábado (15), a partir das 9h. A ação é alusiva ao Dia Mundial da Limpeza, iniciativa que também será feita em 150 países, em parceria com o Instituto Limpa Brasil.
 
A UNAMA também realiza a ação na Praça Tancredo Neves, em Ananindeua. Alunos de todos os cursos estarão empenhados em colocar em prática a propostas do Movimento Limpa Brasil, que é criar uma nova cultura com relação ao descarte correto do lixo, e incentivar a sociedade a limpar e manter as cidades limpas. Uma das etapas da ação é fazer um mapeamento por meio do aplicativo “World CleanUp”, que identifica os pontos de descarte incorreto e cria eventos de limpeza em grupo, facilitando a identificação em diversos locais.
 
De acordo com o professor Jeferson Bacelar, pró-reitor de ensino da UNAMA e responsável pelo Núcleo de Responsabilidade Social, a Universidade incentiva e promove a educação ambiental. “Cerca de 60 alunos estarão na praça e no Portal da Amazônia realizando a coleta e orientando a população sobre o descarte de maneira consciente. Mais de 150 sacolas biodegradáveis serão distribuídas para a população como forma de fazer o descarte consciente de resíduos sólidos e também serão distribuídas estantes, confeccionadas pelo curso de Moda, com livros expostos para estimular a leitura”, afirmou.
 
De acordo com o Instituto Limpa Brasil, 44,7 milhões de toneladas de eletrônicos vão direto para o lixo no país e 100 milhões de animais marinhos morrem todos os nos devido a poluição por plástico. Segundo pesquisa nacional de saneamento básico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Região Metropolitana de Belém chega a descartar mais de duas toneladas de lixo por dia.
 

Comentários