Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Ação Cavalo Legal é realizada pela FIT/UNAMA

O objetivo é promover atendimento médico veterinário gratuito aos equídeos usados no serviço de tração animal em Santarém
Assessoria de Comunicação Por: Lana Mota 24/11/2016 - 16:16 - Atualizado em: 24/11/2016 - 16:17
imagem mostra folder de divulgação
Proposta do evento é oferecer serviços de saúde aos equinos

 

O curso de medicina veterinária das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT/UNAMA) realizará, no dia 26 de novembro, a ação Cavalo Legal a partir das 8h da manhã no Sindicado Rural de Santarém (SIRSAN).  O projeto surgiu da necessidade de acompanhamento assistencial do trabalho de tração animal no município de Santarém, Oeste do Pará. Além de orientar os proprietários, a atividade também fará atendimentos como teste de glicemia realizado por estudantes do curso de Biomedicina.

 

Segundo o coordenador do evento, o professor e médico veterinário Anderson Carvalho, os animais que são submetidos a cargas de trabalhos pesados, muitas vezes pela falta de conhecimento e manejo adequado, são utilizados ao máximo até a exaustão. “A ação será desenvolvida através da disciplina “Clinica de equídeos” por acadêmicos do 10° semestre, que prestarão todos os atendimentos clínicos. O projeto visa também a conscientização de toda a população de Santarém em relação a condições dos equídeos”, destaca o docente.

 

Serão realizadas consultas nos equídeos (cavalos, mulas e burros); orientação para os proprietários sobre questões de saúde, bem-estar animal e aspectos legais da posse responsável; aplicação de questionário socioeconômico; coleta de sangue para realização de exames de Anemia Infeciosa Equina (AIE), hemograma e bioquímica; coleta de sangue da ponta de orelha para pesquisa de Babesiose e coleta de fezes para exame parasitológico (OPG).

 

A ação acontece na sede do Sindicado Rural de Santarém (SIRSAN), localizado na Rua Antônio Simões, número 350, bairro da Prainha. Todos os serviços são gratuitos.

 

 

Serviço:

Cavalo Legal

Local: SIRSAN (Sindicado Rural de Santarém)

Data: 26/ 11/ 2016

Hora: 08h às 12h e 14 às 18h

Comentários