Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


Açaí: descubra os mitos e verdades sobre a fruta

Queridinha dos brasileiros, fruta tornou-se sinônimo de vida saudável e emagrecimento. Mas será que é verdade? Descubra!
Rebeca Ângelis Por: 29/04/2019 - 16:15

Roxinho, geladinho e com sabor originário da Amazônia. O açaí tem se tornado o queridinho dos brasileiros. Utilizado para refrescos, especialmente sua polpa congelada, o fruto é rico em vitamina E, fibras, cálcio, magnésio e potássio, além de possuir grande poder antioxidante. Com tantos benefícios, o açaí tornou-se mesmo sinônimo de vida saudável e emagrecimento.

No entanto, ainda existem algumas informações falsas acerca da iguaria. Pensando nisso, elaboramos uma lista com 5 mitos e verdades sobre o açaí que você precisa conhecer. Confira!

Açaí previne doenças?

Verdade.

O açaí é rico em vitaminas e minerais, além de ter uma potente ação antioxidante  e anti-inflamatória. Por conter todos esses benefícios, é um grande aliado na prevenção de doenças, como câncer. Seu poder é capaz de melhorar a memória, funções cognitivas e motoras, bem como reduzir o alto colesterol e até toxinas no fígado.

Açaí é excelente fonte de ferro? Taça de açaí preenchida com bons antioxidantes

Mito.

O teor de ferro contido em 100g da fruta é de apenas 1,5 mg, ou seja, uma concentração baixa, se comparada a outros alimentos como o feijão, que possui quase 6 mg em uma xícara.

O açaí engorda?

Mito.

A polpa da fruta integralmente do açaí não engorda. Um consumo de 100 gramas do fruto, por exemplo, possui 60 calorias, ou seja, é um produto de baixo teor calórico. O que pode alterar, no entanto o sabor original da fruta quanto, quanto sua composição calórica, é o xarope de guaraná que é acrescentado para que ela fique mais doce.

Açaí é aliado das atividades físicas?

Verdade.

O roxinho é rico em diversas vitaminas e minerais que garantem energias necessárias para um exercício. Vale ressaltar que o consumo das porções  deve ser sem exageros e sem o xarope de guaraná. Para incrementar, a polpa pode ser acompanhada de uma banana e mel, ao invés do açúcar.

Açaí pode transmitir Doença de Chagas?

Verdade.

Mas calma! Antes que você pense o pior e queira deixar o consumo da fruta de lado, a gente te explica. Se a higienização do fruto não for feita corretamente, o açaí pode transmitir Doença de Chagas. Vale ressaltar ainda que não é o açaí, propriamente dito, que transmite a doença, e sim o consumo de alimentos contaminados por insetos infectados com o parasita Trypanosoma cruzi. Portanto, vale ficar atento a todo o processo antes do consumo.

Quer saber mais sobre esses e outros benefícios para uma vida saudável? Participe do Congresso Multiprofissional de Saúde do Agreste!

Comentários