Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


7 fotógrafos da atualidade com trabalhos inspiradores

Profissionais em diferentes áreas da fotografia apresentam trabalhos impactantes da moda à guerra
Por: Katarina Bandeira 08/01/2018 - 10:54
Foto: Freepik
Foto: Freepik

Desde que foi criada e aperfeiçoada, a fotografia tem o poder de eternizar momentos, congelar o tempo e mostrar a grandiosidade de cenários e detalhes que, por vezes, passam despercebidos aos nossos olhares. Seja de moda, paisagem, infantil ou documental, a verdade é que o retrato, puro e simples, é um pedaço do olhar do fotógrafo, suas impressões e uma forma de passar uma mensagem sem precisar, necessariamente, utilizar palavras para isso. Grandes influenciadores, como Sebastião Salgado ou Walter Firmo, estão sempre nas listas de aspirantes da fotografia. Mas existe muita gente boa espalhada pelo globo. Se você está pensando em cursar fotografia ou simplesmente se interessa em conhecer os nomes por trás das belas imagens que rodam as publicações especializadas, confira nossa lista com sete fotógrafos da atualidade para você não perder de vista.

Alex Prager

Uma mistura de cinema e fotografia. Essa é uma das formas de entender o trabalho da fotógrafa estadunidense Alex Prager. Ela retrata imagens trabalhadas para contar pequenas histórias, produzidas e pensadas para parecerem cenas de filmes (em sua maioria ambientadas entre os anos 1960/70).Para isso usa atores e figurantes em cenários coloridos e cheios de detalhes.

Annie Leibovitz

Estadunidense, conhecida principalmente por fazer retratos de celebridades, já teve trabalhos divulgados nas revistas Rollings Stones e Vanity Fair. Entre os famosos que já passaram pelas suas lentes estão John Lennon com Yoko Ono (foto feita na manhã em que o astro foi assassinado), Demi Moore, Whoopi Goldberg, as irmãs Kardashian (foto) e Jennifer Hudson, a primeira cantora negra a aparecer na capa da Vogue.

David Lachapelle

Cores, composições, críticas e surrealismo. As fotos de David Lachapelle são um espetáculo para os olhos. Um dos fotógrafos mais queridos das celebridades, o estadunidense já compôs imagens com dezenas de famosos (seu último trabalho foi com a cantora Miley Cyrus), entre publicações para revistas de moda, publicidade e fotografia de videoclipes.

Felipe Dana

Um dos novos nomes do fotojornalismo o carioca, nascido em 1985, começou a fotografar com 15 anos e não parou mais. Com fotos impactantes, já registrou a violência urbana na América Latina, a epidemia do Zika vírus, as consequências de desastres naturais e, o mais recente,  guerra em Mosul, no Iraque. Seu trabalho recebeu vários prêmios, incluindo World Press Photo, POY - Fotos do Ano Internacional e Latam, NPPA, CHIPP - China International Photo Competition, o fotojornalismo de Atlanta, entre outros.

Gabriel Chaim

Também fotojornalista e cinegrafista independente, Gabriel é especializado em áreas de conflito e situações extremas. Desde 2011 ele se dedica a cobrir a guerra na Síria, além de outras zonas de conflito. Suas imagens são retratos crus das consequências do domínio do Estado Islâmico na Ásia e já ilustraram o documentário "Margens de uma guerra - heróis e vítimas em Mossul".

Shirin Neshat (foto de Shirin: Mark Abrahams)

Fotógrafa iraniana, Shirin apresenta seus trabalhos baseados nos contrastes entre o Islã e o Ocidente, o feminino e o masculino, situações da vida pública e a vida privada, entre outras temáticas entrelaçadas com esses assuntos. Suas fotos conseguem marcar o cotidiano e mostram, através de retratos de personagens anônimos, um pouco da alma da cultura oriental.

Victor Dragonetti

O mais jovem fotógrafo dessa lista é um paulistano de 28 anos, mais conhecido como Drago. Ele ficou conhecido internacionalmente por apresentar fotografias que registravam as manifestações ocorridas em São Paulo, em junho de 2013. O trabalho dele ganhou o prêmio Fotografia do Ano, com imagem do policial ferido apontando a arma para os manifestantes na série “Em Processo, 2013”.

 

 

Gostou do trabalho desses fotógrafos? Que tal aproveitar e começar o nosso curso de fotografia?

Comentários