Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


7 filmes para inspirar quem sonha em ser professor

Diante de escolas abandonadas e estudantes rebeldes, esses professores descobriram um caminho para transformar vidas por meio da educação
Por: 07/02/2023 - 13:48 - Atualizado em: 07/02/2023 - 14:48
Confira filmes inspiradores para professores

Escrito por Thaynara Andrade

Instrumento transformador na vida de pessoas que se encontram em circunstâncias difíceis, a educação é capaz de abrir novas perspectivas de vida para estudantes muitas vezes inseridos em realidades violentas e sem esperança. 

E tem gente que tem como objetivo de vida ajudar esses estudantes a conquistarem o mundo. O sonho de ser professor é possível aqui na UNAMA e pensando em alimentar ainda mais esse sentimento listamos 7 filmes inspiradores que demonstram o papel transformador da docência na sociedade. Confira: 

Preciosa

Claireece Jones é uma jovem de 16 anos, pertencente a um bairro pobre de Nova York. Além de sofrer bullying por ser negra e gorda, a garota é violentada sexualmente pelo pai e sofre com as agressões físicas e psicológicas da mãe.

Em meio a essa realidade cruel, “Preciosa” irá conhecer a professora Sra Lichtenstein que irá encaminhá-la para uma escola alternativa na qual a garota aprenderá a ressignificar sua vida. 

Assista na Amazon Prime

Escritores da Liberdade

Em meio a uma escola cercada pela violência e por conflitos raciais que despertam agressividade nos alunos, a professora Erin Gruwell usa de novas abordagens de ensino para transmitir valores como respeito, autoconfiança e tolerância aos estudantes. 

Assista na Apple TV 

Merlí

Merlí Bergeron é um professor de filosofia que tenta passar seus conhecimentos aos alunos de uma forma autêntica e fora dos padrões. Além do ensino formal, o docente se propõe a ajudar seus alunos em dilemas pessoais, como a um jovem que sofre de um transtorno psicológico. 

Assistir na Netflix 

Sociedade dos poetas mortos

Diante do desânimo dos alunos frente à educação e ao seu futuro profissional, o idealista John Keating usa da filosofia e da poesia para despertar nos estudantes o interesse pela vida.

Apesar de ser amado pelos alunos, logo os métodos não convencionais desse professor entram em conflito com a metodologia tradicional da escola. 

Assista no Starplus

Sementes podres

O vigarista e irresponsável, Wael, encontra um novo propósito para sua vida e vê sua personalidade transformada, ao receber a função de ser mentor de um grupo de jovens problemáticos. 

Assista na Netflix 

Efeito Pigmaleão 

Efeito pigmaleão é um fenômeno da psicologia no qual se relata que quanto maiores as expectativas sobre uma pessoa melhor será seu desempenho. 

No filme, vemos o trabalho de uma conselheira escolar que toma para si a missão de transformar a realidade de estudantes sem qualquer rumo na vida e assim acaba não só transformando a vida dos alunos, mas também dos funcionários da escola. 

Assista na Netflix

O substituto

A fim de se manter distante de qualquer envolvimento emocional com os alunos, o docente  Henry Barthes decide se manter na posição de professor substituto. 

Porém, além da aparente apatia ao ingressar em uma nova escola e se deparar com estudantes rebeldes e desamparados, Henry começa a adotar uma nova postura e passa a ser um ponto de apoio para essas pessoas. 

Assista no Youtube 

E então? Conseguimos despertar ainda mais esse dom de ensinar dentro de você? Na Unama você encontra o curso ideal para atuar na docência e transformar muitas vidas! Clique aqui e inscreva-se! 

 

Comentários