Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


7 áreas de atuação do radialista que vão além da locução

Confira
Marcele Lima Por: 06/11/2020 - 18:42

Você já parou para se perguntar qual a profissão das pessoas que trabalham nos bastidores de uma emissora de televisão ou de rádio? Boa parte deles é radialista. Isso mesmo. O radialista não se limita à locução e aos microfones do programa radiofônico. É uma formação ampla, indo desde a criação até a execução de um projeto, por exemplo. Há cargos que são de nível técnico, como os operacionais, cinegrafistas, técnicos de áudio, programadores musicais. E cargos de nível superior, que tem no mínimo 4 anos de formação e disciplinas comuns aos cursos de comunicação social, como publicidade e jornalismo. Além de cadeiras específicas de direção de programas e técnicas de produção, por exemplo; e ainda as mais específicas como fotografia, iluminação e edição. 

Veja a seguir 7 cargos que podem ser assumidos por profissionais de rádio e tv

Roteiro

Para que um produto audiovisual seja realizado é necessário um roteiro, com todas as etapas de execução. Esta é uma das funções exercidas por radialistas. Eles podem atuar em veículos, empresas independentes de comunicação social e até ser um roteirista freelancer, de cinema e publicidade.


Produção

Esta é uma das principais portas do mercado de trabalho para os radialistas. Eles podem ser assistentes de produção, cuidando dos processos de pré, como escolha de locações, aquisição dos objetivos cenográficos, custos do projeto, por exemplo. Podem ser produtores de programas, de cinema, videoclipes, e os mais variados tipos de conteúdos audiovisuais, cuidando dos processos desde a pré até a pós produção, dentro e fora do set de filmagens ou estúdio, no caso do rádio. 

Edição

Outra função que costuma empregar muitos radialistas é a edição. É aqui onde o que o projeto ganha forma. O editor é um profissional com habilidade e paciência para transformar horas, dias de gravação em um material pronto para ir ao ar. 


Operações comerciais 

Os comerciais inseridos nos intervalos da programação das emissoras não estão ali jogados de qualquer forma. Há uma equipe por trás de toda arrumação para a inserção dos materiais, cada um no seu momento correto. O OPEC ouve os comerciais, revisa os textos, mantêm contato com os anunciantes, faz a programação e é de suma importância para o setor comercial das empresas de comunicação. 


Coordenação de programação

O profissional responsável pela programação que vai ao ar nos veículos de comunicação é o coordenador de programação. Ele cuida da qualidade, dos horários corretos que cada programa vai ao ar, de quem vai apresentar tal produto, entre outras ações, tudo para manter a qualidade da emissão dos programas transmitidos. 

Diretor

O diretor de um programa, por exemplo, é responsável pela execução dele, sendo sua atribuição as ações para garantir que tudo estará dentro dos conformes para a gravação ou transmissão de um conteúdo audiovisual. No set ele é o líder da equipe de trabalho. 

Produtor executivo 

Já falamos do produtor, uma área de vasta atuação no mercado de audiovisual. Mas o produtor executivo é uma função diferente do citado. O produtor executivo é o profissional que conhece os recursos financeiros de um projeto para cinema, por exemplo. É o gestor do projeto de realização. Ele busca os editais de financiamento, cuida dos custos de pessoal, das locações e pagamento dos profissionais envolvidos. Ele é a parte objetiva dos projetos, quem diz o que pode e o que não pode ser feito, levando em conta os recursos para o desenvolvimento do trabalho. 

Bônus

Equipe técnica e produção

Cinegrafista, iluminador, cenografista, dublador, operador de áudio, continuista, contra regra, coordenador de elenco, audiodescritor são mais alguns trabalhos que podem ser feitos por radialistas. Muitos cargos precisam somente do nível técnico e podem ser o primeiro passo para a graduação na área. 

Como se registrar? 

Um dos caminhos para o registro profissional é o site da Secretaria do Trabalho, do Ministério da Economia. Lá tem o passo a passo para aquisição do DRT. Antes era necessário se cadastrar nas funções ocupadas dentro da profissão de radialista, sendo obrigatório mais de uma inscrição. A  Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (FENAERT) entrou com pedido em 2018 para que fosse considerada a profissão e não a função, sendo acatada pelo Secretária do Trabalho, simplificando o processo de registro. 

 

Comentários