Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


6 dicas para ter uma vida mais saudável

Por: 31/03/2023 - 08:00 - Atualizado em: 31/03/2023 - 08:00
Freepik

Escrito por Thaynara Andrade

Cuidar da saúde tem impactos positivos que vão muito além da estética, já que de acordo com a ciência, a prática de exercícios físicos acompanhada de uma alimentação saudável traz benefícios para o bem-estar físico e mental.  

Por isso, no dia Nacional da Saúde e Nutrição, você irá conhecer algumas dicas para ter uma vida mais saudável e assim ver seus rendimentos tanto acadêmicos quanto pessoais melhorarem.

Evite industrializados

De acordo com o professor de nutrição da Unama, Bruno Morais, um dos maiores inimigos da saúde é o consumo de alimentos ultraprocessados, que na maioria das vezes têm um alto percentual calórico.

“Evite o consumo de alimentos industrializados, ultraprocessados, enlatados e etc. Eles causam grandes malefícios à saúde no longo prazo”, recomenda.

Alimentos naturais

“Na contramão de uma alimentação artificial, priorize os alimentos regionais, as frutas, legumes e folhosos produzidos na região. Estes, são fundamentais para a manutenção da rotina alimentar, além da facilidade na busca dos mesmos. Além disso, ainda estimulamos a economia local”, esclarece.

Não faça dietas restritas

Contudo, por mais que seja importante selecionar o que comer. O professor Bruno alerta que dietas rígidas não são nada saudáveis. “Não restrinja os alimentos, já que a restrição tem grandes chances de causar compulsão alimentar”.

Imagem (Freepik)

Movimente-se

Para Luan Souza, coordenador do curso de educação física da Unama, além dos exercícios físicos como academia e práticas de esportes, é interessante aproveitar as oportunidades do dia a dia para se movimentar.

“Atividade física é qualquer coisa que compõem o seu dia e traz o gasto energético. Pode ser, por exemplo, varrer sua casa, preferir escadas ao invés de elevadores, ir para o trabalho de bicicleta, entre outras escolhas diárias”.

Mude aos poucos

Outra dica de Luan é não fazer mudanças bruscas, “Faça mudanças graduais para mudar seus hábitos, não tenha metas exageradas, adicione exercício físico na sua rotina e mudanças na alimentação para ter resultados a longo prazo”.

Combine exercícios

Ainda segundo o coordenador de nutrição, é interessante alinhar o ganho de massa muscular com a realização de atividades aeróbicas. 

“Faça exercícios de força aliado aos treinos aeróbicos, eles juntos oferecem mais resultados do que quando feitos de forma isolada”,  finaliza. 

Espero que tenham gostado das dicas! Que tal agora se tornar um profissional especializado em nutrição ou em educação física? Na Unama você encontra a melhor formação nesses dois cursos. Clique para conferir. 

 

Comentários