Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


6 dicas para aproveitar o semestre e não acumular matéria

As professoras Lourdes Ribeiro e Thaís Almeida deram alguns conselhos para que os estudantes não tenham nenhum prejuízo no ano letivo.
Thayná Aguiar Por: 25/03/2021 - 10:35

No início do ano letivo, por muitas vezes, o sentimento que move alguns alunos é o de que há muito tempo para estudar e, com isso, o conteúdo acadêmico vai sendo deixado "mais para frente". Por consequência, as matérias se acumulam e acabam virando uma bola de neve. Pensando nisso, conversamos com as professoras Lourdes Ribeiro  e Thaís Almeida para trazer dicas de como você pode aproveitar o semestre e não ter um prejuízo no meio ou ao final do ano.

 

  • Crie uma rotina:

"Parece bobagem, mas, ao criar uma rotina, isso vai te ajudar a se habituar a estudar em determinado horário. Isso também te ajuda a identificar e se adequar ao seu ritmo. Você pode perceber que tem mais facilidade de absorver os assuntos à noite, por exemplo", destaca Lourdes.
 

  • Estabelecer metas mais realistas: 

"Nada de planejar uma carga de estudo que não corresponde ao que o aluno não dá conta normalmente", pontua Thaís. 


  • Dividir os exercícios em blocos: 

"Não tentar resolver uma quantidade muito grande de questões sobre um mesmo assunto em um só dia. É melhor separar quantidades menores para ir resolvendo um pouco ao longo de vários dias", continua Almeida.
 

  • Não passe tanto tempo em rede social:

"Isso faz com que você perca o foco e acabe procrastinando. Ao sentar para estudar, desligue a internet do celular e deixe-o longe, para não "ficar tentado a mexer" e, nada de abrir redes sociais no computador/notebook", afirma Lourdes.
 

  • Pratique atividade física:

"Vai te ajudar bastante a ter disposição para os estudos. Ao se movimentar, você também está levando oxigênio para o cérebro e produzindo hormônios benéficos para o seu humor/saúde", destaca a professora Lourdes Ribeiro.
 

  •  Descanse:

"É importante não sobrecarregar seus horários. Inicie estudando 1h por dia e aumente a frequência gradativamente, respeitando seu tempo e seus limites", encerra Lourdes. 

 

Conhece outras dicas? Fala para a gente nos comentários!

Comentários