Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Carreiras


6 áreas em que o jornalismo atua e você não sabia

Jornalismo abre portas para outras funções na área da comunicação
Por: 01/06/2022 - 10:07 - Atualizado em: 02/06/2022 - 17:16
Crédito: Pixabay
Escrito por Suellen Fernandes

Existe um imaginário social que jornalista só apresenta notícias na televisão ou faz reportagem de rua para a tevê. É bastante comum a pergunta “e quando vou te ver na TV?”, para se referir a uma pessoa que é jornalista ou está na graduação de jornalismo
 
O que nem todo mundo sabe é que jornalismo abre portas para outras funções na área da comunicação e que nem são tão óbvias assim. No universo da comunicação, a imprensa abraça diferentes formatos de trabalho. Seja rádio, revista, televisão ou internet.
 
E para ajudar você a entender as áreas em que jornalistas trabalham e que nem sempre tem a ver com reportagem, confira 6 áreas que jornalistas atuam e que você não sabia
 
Assessoria de Imprensa - A pessoa que trabalha como assessora de imprensa pode atuar em órgãos públicos e privados, para uma empresa ou para um político. É a profissional que faz a ponte entre a parte que representa e os meios de comunicação.  Quando é preciso buscar uma informação a respeito de um tema, jornalistas e entidades civis geralmente buscam a assessoria de imprensa para ter respostas. Além de jornalistas, pessoas de relações públicas também podem atuar na função.
 
Produção de Conteúdo - Buscar notícias, marcar entrevistas, gravar vídeos, redigir textos, publicar em redes sociais e noticiar fazem parte do dia a dia de quem produz conteúdos. Os temas podem ser veiculados em um telejornal, em uma emissora de rádio, em uma mídia on-line ou ainda em um site institucional. Por trás de um perfil de rede social que você segue pode haver um profissional formado em jornalismo! 
 
Marketing Digital - Pode não parecer óbvio, mas muitos jornalistas se especializam em marketing digital e produzem conteúdos focados em venda. Além de levar assuntos em diferentes formatos, redigir textos para convencer clientes é uma das atividades de quem se especializa na área.
 
Campanha Política - Personagens da política sempre estão acompanhadas de alguém com formação em comunicação. Pode ser um assessor, um cinegrafista ou com formação em marketing, mas não é difícil encontrar pessoa formada em jornalismo. Em várias situações, jornalistas são convidados para trabalhar em campanhas produzindo material de divulgação entre políticos e sociedade.
 
Comunicação interna - Ter alguém que comunique é muito importante em diversas empresas, pois são pessoas responsáveis por garantir informação horizontal a todos os setores da companhia. Muitas vezes, quem trabalha com comunicação interna faz muitos conteúdos em texto, vídeo, trabalha com manuais próprios da empresa, envia e-mail para equipes e redige conteúdos para o site da instituição. 
 
Redatores Especialistas - Falar em setores específicos requer um nível de conhecimento especializado. É comum vermos jornalistas em jornais que dominam temas de economia, política ou cultura. No mercado fora do jornalismo, esses profissionais também são requeridos. Eles podem atuar em um blog de finanças, em uma fintech para falar de investimentos em criptomoedas ou ainda  em um portal de tecnologia. São profissionais que se dedicam a abordar temas mais complexos ou mais específicos para um público interessado no assunto em questão.
 
Gostou? Então conheça e matricule-se no curso de jornalismo da Unama.
 

Comentários