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5 pontos do currículo que surpreendem um recrutador

Na hora de se candidatar a uma vaga e conseguir destaque da concorrência, vale reforçar o olhar a detalhes importantes e informar suas qualidades na medida certa
Rebeca Ângelis Por: Taísa Silveira 23/03/2018 - 10:27 - Atualizado em: 23/03/2018 - 10:35
5 pontos do currículo que surpreendem um recrutador
5 pontos do currículo que surpreendem um recrutador

Sair da lista dos desempregados é desejo de muitos. E como a primeira impressão às vezes é a que fica, é primordial estar atento ao primeiro e principal cartão de visita: o currículo.

Embora não exista um modelo padrão para sua construção no mundo corporativo, vale reforçar o olhar a detalhes importantes e informar suas qualidades na medida certa, na hora de candidatar a uma vaga e conseguir destaque da concorrência.

Para nos ajudar na compreensão sobre o assunto, convidamos a coordenadora de Recursos Humanos e também recrutadora, Mônica de Andrada. Confira!

1- Apresentação

Um currículo com informações básicas e mais importantes é o que costuma fisgar o olho do recrutador. Na maioria da vezes, as vagas para quaisquer cargos são de ampla concorrência. Com isso, a seleção precisa ser mais prática, numa espécie de leitura dinâmica para encontrar pontos fortes do candidato em questão através de algumas palavras-chave que são essenciais para o cargo. Por essa razão, o “menos é sempre mais” e nessas horas optar por uma descrição sucinta de seu histórico profissional em apenas uma página é o melhor para se sobressair. Detalhes como erros gramaticais, alinhamento do texto e enquadramento das informações nos devidos tópicos, também compõem os critérios iniciais que “prendem” o recrutador a se interessar mais pelo conteúdo no currículo do possível contratado.

2- Destaque apenas 5 empregos mais recentes

Considerado um dos principais itens, este é o campo que os recrutadores mais dão atenção. Partindo do princípio da objetividade, um bom currículo precisa ser o específico para a vaga pretendida. E para isso, é válido optar em destacar, no máximo, as cinco últimas empresas que você passou, de modo que as funções tenham ligação com a vaga pretendida.

Mônica explica que é bastante comum o erro de candidatos em enumerar todo seu roteiro profissional, desde o início da carreira, a fim de ganhar destaque, mas isso pode ser um fiasco. O avaliador busca compreender qual é o atual status de emprego da pessoa e se/por que ela estaria interessada em uma nova posição. “Para o recrutador o que mais pesa são as experiências recentes. E se essas forem ligadas ao cargo em questão, esse já passa a ser um ponto positivo do candidato, em relação àquela vaga”, explica.

3-Abuse das palavras-chave

A busca do avaliador, geralmente, será por termos específicos da vaga que ele precisa preencher. Baseado nisso, é importante enfatizar palavras relacionadas ao cargo pretendido. “Por exemplo, se uma pessoa vai se candidatar a área de tecnologia, é válido destacar termos que você realmente tenha experiência e que sejam ligados a área, como HTML, Pacote Office, ou até alguma ferramenta de conhecimento específico”, reforça a coordenadora.

4- Prefira destacar empresas de boa reputação no mercado

Mônica, que já atua há 16 anos no mercado de recrutamento, ressalta que pesa mais no currículo evidenciar empresas renomadas no mercado que o candidato já tenha passado, bem como fornecer boas referências do local. “Se uma pessoa, por exemplo, já trabalhou em empresas grandes como Google ou Facebook, isso conta positivamente sobre as experiências para concorrer a determinada vaga”, afirma a coordenadora.

5- Atente-se às redes sociais

Também consideradas ferramentas importantes no âmbito profissional, as redes sociais servem como destaque para a maioria das empresas do mercado atual. Por essa razão, tão importante quanto elencar as que você possui no currículo, é atentar-se ao que você expõe sobre sua vida. A especialista endossa que “Perfis do Linkedin, Facebook e Twitter, são alguns que tornam-se importante na hora da triagem. É através de uma imagem prévia do candidato nas redes, que o recrutador também avalia se ele será útil ou não para exercer determinada função”.

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