Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


5 personalidades LGBTs que marcaram o mundo

No Dia Internacional do Orgulho Gay, relembramos nomes que tiveram atuações marcantes em suas áreas. Data também reitera a importância da luta por respeito e igualdade
Por: Rebeca Ângelis 26/06/2019 - 10:20

Muitas pessoas acreditam que a história é marcada apenas pela atuação de estudiosos e personalidades heterossexuais. No entanto, grandes descobertas e feitos foram construídos a partir do trabalho de intelectuais LGBTs.

Nesta sexta-feira (26), Dia Internacional do Orgulho Gay, conheça cinco grandes nomes LGBTs responsáveis por  feitos na política, ciência, artes e na história.

Sally RideResultado de imagem para sally ride

Primeira mulher que chegou ao espaço, Sally Ride revolucionou o mundo em 18 de junho de 1983. Astronauta da conhecida nave espacial ‘Challenger’, Sally era lésbica e uma das maiores incentivadoras da promoção do conhecimento da ciência para crianças. Por 27 anos, ela foi parceira de Tam O'Shaughnessy, que também era sua sócia na ‘Sally Ride Science’, uma organização sem fins lucrativos.

Sócrates

Considerado um dos principais filósofos ocidentais, Sócrates viveu na Grécia Resultado de imagem para socratesAntiga e era assumidamente homossexual. Entre seus estudos, defendia a investigação e o diálogo para se chegar à verdade, método que deu origem à famosa ‘DR’ que assombra casais. 

Leonardo da VinciResultado de imagem para leonardo da vinci

Um verdadeiro prodígio humano, da Vinci era cientista, engenheiro, anatomista, botânico, inventor e pintor. Em seus registros históricos e em escritos pessoais, biógrafos de Da Vinci deduzem que o gênio teria sido homossexual. Ele passou, inclusive, por um tribunal após ser acusado de sodomia com um homem prostituto. A acusação não foi adiante, mas os boatos a respeito da sexualidade de Da Vinci permanecem até hoje.

Alexandre, o Grande

Resultado de imagem para alexandre o grandeO guerreiro macedônio foi fortemente respeitado pelo seu povo. Alguns historiadores afirmam que Alexandre se casou quatro vezes com mulheres, no entanto, outros historiadores, como Diodoro Sículo, afirmam que o guerreiro teria tido pelo menos um amante homem, Heféstion. Estudiosos revelam ainda que quando Heféstion morreu, Alexandre teria ficado sem comer e beber por vários dias em sinal de luto.

Florence NightingaleResultado de imagem para florence nightingale

Ícone e símbolo de orgulho e luta na enfermagem, Florence tornou-se uma das enfermeiras mais famosas da história. Ela viveu por 90 anos e marcou o sistema médico, principalmente em situações de guerra, quando atendia pessoas enfermas. Antes, durante os conflitos, os feridos não recebiam o socorro adequado. A enfermeira era lésbica e teve longos e apaixonados relacionamentos com mulheres, fato que não escondia de ninguém.

 

Comentários