Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


5 lugares no Brasil que você precisa conhecer

Os Patrimônios Históricos do país são um atrativo para quem busca turismo e aprendizado
Por: Henrique Nascimento 17/08/2017 - 13:02 - Atualizado em: 17/08/2017 - 13:03
Paço Imperial no Rio de Janeiro
Paço Imperial no Rio de Janeiro/Divulgação

Viagens representam o momento certo para conhecer coisas novas. Entre as atividades que podem ser feitas há sempre a possibilidade de se conectar com o local onde está e conhecer mais da história da região. Um ótimo programa de lazer é visitar os patrimônios históricos, lugares que guardam a herança cultural de seu povo.

O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) é um dos órgãos responsáveis por essa preservação. É por conta da data de nascimento do primeiro presidente do Instituto, Rodrigo Mello Franco de Andrade, que no dia 17 de agosto é comemorado o Dia do Patrimônio Histórico Nacional.

Conheça 5 lugares que você precisa visitar na sua próxima viagem!

Inscreva-se no vetsibular!

Belém - Parque da Residência
No Parque da Residência o visitante pode entrar em contato com a história do estado e encontrar lazer nos jardins que compõem a antiga moradia dos governadores do Pará. O prédio abriga atualmente a Secretaria Executiva da Cultura. Em sua área fica localizado o orquidário, cuidado pela Sociedade Paraense de Orquidófilos. Há também um anfiteatro localizado na antiga Estação Gasômetro que recebe peças e apresentações regionais. O espaço também conta com locais para alimentação.

Manaus - Teatro Amazonas
Um dos símbolos da riqueza de Manaus durante o ciclo da borracha é o monumental Teatro Amazonas. A construção possui estilo renascentista e se destaca entre os patrimônios nacionais por conta de sua cúpula. Inaugurado em 1896, o teatro permanece em atividade. Lá é possível ser agraciado pelo som da Orquestra Filarmônica do Amazonas ou por outras peças e produções culturais.

Rio de Janeiro - Paço Imperial
O Paço Imperial foi cenário de vários momentos históricos do país. Primeira residência da Família Imperial no Brasil, o casarão, mesmo depois da saída da nobre família, continuou como sede do governo. O espaço desde 1985 é destinado para atividades culturais, como exposições de arte gratuitas.

Paço Imperial/Divulgação

Paço Imperial/Divulgação

Salvador - Pelourinho
O Centro Histórico de Salvador na Bahia é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade e pelo Iphan como Patrimônio Histórico Nacional. Entre os espaços conservados encontra-se o bairro do Pelourinho. O local é marcado por ter sido um conjunto residencial ainda no período colonial brasileiro. Reconhecido pela UNESCO desde 1985, o Pelô, como também é chamado, abriga atualmente um complexo de lojas, butiques e atrações culturais.

Santarém -  Centro Cultural João Fona
O espaço onde funciona o Centro Cultural João Fona é o prédio mais antigo da cidade de Santarém no Pará. Com 149 anos de existência, há 25 anos funciona como Centro Cultural e conta a história de Santarém. O mesmo espaço já funcionou como Fórum de Justiça, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e Prisão Pública.  No acervo, que possui peças e coleções fixas e transitórias, é possível encontrar peças arqueológicas, exposições de fotografias, artesanato indígena e documentos preservados da cidade.

Planeja visitar alguns desses lugares? Conte nos comentários!

Comentários