Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Cultura


5 filmes para estudantes de Direito

Por: Ruan Reis 18/03/2022 - 10:53
Freepik

Assistir às aulas, debater casos com os colegas, estudar as leis, ir para os tribunais e fazer simulados para o Exame de Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) são algumas das atividades que fazem parte da rotina de quem é estudante de Direito. 

Mergulhar nesse universo tem inspirado muitas séries e filmes de sucesso. E para quem está a fim de curtir uns bons filmes, não se desvencilhar do estudo e ainda se inspirar nas ficções, separamos algumas indicações cinematográficas ligadas ao Direito que você precisa assistir. Confira!

1. O Juiz

Sinopse: Hank Palmer, um advogado bem-sucedido e arrogante, retorna à sua pequena cidade natal para o velório da mãe. Ele descobre que seu pai, o respeitado juiz local Joseph Palmer, está sendo acusado de ter assassinado um antigo réu, que acabou de sair da prisão após cumprir 20 anos na cadeia. Apesar de toda a frieza que há entre eles, Hank assume o caso e passa a defender o pai. Os dois precisam curar certas feridas e aceitar a dependência que Joseph, portador de Alzheimer, tem do filho.

2. O poder da lei


Sinopse: Mick Haller é um advogado criminalista carismático que conduz seus negócios dentro de seu carro. Mick passa a maior parte de seu tempo defendendo criminosos mesquinhos e oportunistas, por isso é uma surpresa quando consegue um caso de grande importância: defender um playboy de Beverly Hills acusado de tentativa de homicídio. No entanto, o que Mick inicialmente pensa ser um caso que será facilmente resolvido e lhe renderá um bom dinheiro, se transforma em algo sinistro e sua vida corre risco.

3. A qualquer preço (1998)

Sinopse: Jan Schlichtmann é um cínico e caro advogado especializado em acidentes pessoais, que somente pega casos milionários com os quais possa fazer acordos, evitando os tribunais. Embora seu último caso pareça simples, logo ele se envolve numa épica batalha legal onde vai arriscar sua carreira, reputação e tudo que possui pelos direitos de seus clientes.

4. Erin Brockovich — uma mulher de talento 


Sinopse: Erin Brockovich é a mãe de três filhos que trabalha em um pequeno escritório de advocacia. Ao descobrir que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes, ela convence seu chefe a deixá-la investigar o caso. Erin usa todas as suas qualidades naturais, desde a fala macia e convincente até seus atributos físicos, para convencer os cidadãos da cidade a cooperarem com ela, fazendo com que tenha em mãos um processo de 333 milhões de dólares.

5. Negação

Sinopse: Deborah E. Lipstadt (Rachel Weisz) é uma conceituada pesquisadora que, em seu livro, ataca veementemente o historiador David Irving (Timothy Spall), que prega que o Holocausto não existiu e é uma invenção dos judeus para lucrar mais. Julgando-se prejudicado pelo que foi publicado, Irving entra com um processo por difamação contra Deborah. Só que, pelas leis britânicas, em casos do tipo é a ré quem precisa provar a veracidade da acusação. Logo ela se vê em uma disputa judicial que, mais do que envolver dois estudiosos da história, pode colocar em dúvida a morte de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

Comentários