Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


5 dicas para voltar às aulas de maneira organizada

As aulas estão recomeçando e você não pode perder o pique. Saiba como se organizar pra começar com todo gás
Por: Henrique Nascimento 26/02/2018 - 08:32
5 dicas para voltar às aulas de maneira organizada/Freepik
As férias foram feitas para sair da rotina, descansar e aproveitar o tempo para atividades de lazer. No entanto, em algum momento é preciso voltar às aulas e fazer desse, que é um período de readaptação, algo prazeroso. Uma boa organização ainda no início do semestre faz toda diferença ao longo desse novo ciclo de aulas. Separamos cinco dicas que com certeza vão te ajudar a começar com o pé direito. Confira!
 

1 Comece a estudar ainda na primeira semana

Uma boa forma de começar o ano letivo é não acumulando os assuntos que precisam se estudados. Não procrastine. Ainda na primeira semana, ao chegar em casa, estude o conteúdo que foi trabalhado pelos professores ou que será trabalhado na próxima semana. Não esqueça de anotar em uma agenda as atividades ou leituras que precisa fazer. Quanto menos você procrastinar, menor será o desespero no fim do período.

2 Faça listas

Já ouviu falar em “to do lists” ou lista do que precisa ser feito? Elas podem ser muito funcionais. Você deve prepará-las de duas formas: uma lista semanal e uma lista diária. No início da semana faça uma lista com o que precisa ser feito por ordem de prioridade. Diariamente, faça uma lista com o que você pretende avançar das suas obrigações semanais. Não precisa ser um ítem da lista semanal, mas uma parte dele. Por exemplo, se você precisa entrega um trabalho na sexta-feira, na segunda-feira você pode colocar na lista “fazer pesquisa para o trabalho da sexta”, na terça-feira “escrever a primeira parte do trabalho” e assim sucessivamente, sempre por ordem de prioridade.

3 Organize um local de estudo

Nós já falamos aqui sobre a importância de ter um local reservado para estudos. É preciso condicionar o corpo para que ele entenda que aquele momento será utilizado somente para o aprendizado. Reserve um ambiente calmo e confortável que não permita muitas distrações. Tenha seu material de estudo sempre próximo para que não precise ficar levantando e voltando. Também compreenda que o conforto não pode ser exagerado ao ponto de você considerar seu ambiente de estudo o lugar ideal para uma soneca.

4 Crie um kit de acordar

Antes de sair para a faculdade você provavelmente cumpre uma rotina, principalmente se estuda pela manhã. Isso inclui, pelo menos, sair da cama, tomar banho, escovar os dentes, comer, trocar de roupa e arrumar a bolsa. No entanto, você pode se sentir um pouco desmotivado se assim que acordar ainda tiver que procurar onde está a escova de dentes, o pente para o cabelo, o protetor solar. Por isso, um kit de acordar é uma sugestão para lhe ajudar a começar o dia bem ativo. O processo é simples: separe em uma caixa tudo que irá precisar ao acordar, os produtos de higiene pessoal, escova de cabelo e outros utensílios do tipo. Assim, você poupará tempo durante o seu preparo para sair de casa.

5 Organize os looks da semana

Escolher roupa todo dia antes de sair para a faculdade pode ser tão demorado quanto um filme do Senhor dos Anéis, principalmente se você for uma pessoa indecisa. Para facilitar, no fim de semana, separe as roupas que você pretende usar para ir à aula. Selecione e reserve por dia da semana. Assim, na hora de sair de casa, é só pegar e vestir. Simples e prático.
 
Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário!

Comentários