Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


5 dicas para apresentar seu TCC on-line

Nem todo mundo está preparado para se apresentar diante da tela do computador ou celular. Veja dicas para se dar bem na defesa!
Rebeca Ângelis Por: 21/07/2020 - 09:33 - Atualizado em: 28/08/2020 - 13:06

O mundo todo teve que se readaptar às novas formas e meios da tecnologia para continuar em atividade, mesmo diante da pandemia da Covid-19. Com a educação não tem sido diferente. As aulas presenciais ganharam o formato provisoriamente virtual, junto também com as avaliações.

As apresentações do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), por exemplo, passaram a ser no formato on-line em muitas instituições de ensino. Mas o fato é que nem todo mundo está preparado para se apresentar e ser avaliado diante de uma tela de computador ou celular. Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a se dar bem na defesa on-line. Confira!

1 - Antes de tudo, ensaie

Presencialmente ou virtualmente: ensaie! Confira detalhes a serem corrigidos com antecedência, pratique e refaça por várias vezes sua apresentação. Para ter mais segurança no ambiente virtual, é interessante também abrir uma vídeo chamada com seu grupo - caso o tenha - ou com amigos para testar e ouvir também a opinião externa sobre sua apresentação.

É importante também testar ferramentas de acesso. Algumas possuem um pequeno delay de alguns segundos para que a voz chegue até a outra pessoa. Portanto, vale também testar os recursos para se acostumar com tais empecilhos.

2 - Cuide do cenário 

Buscar um cenário silencioso e com boa luz é essencial. Vale salientar que o foco da banca é e sempre será você, por isso é importante se atentar a todos os detalhes ao fundo e sons externos que possam interferir.

Caso more com mais pessoas em casa, fazer um acordo prévio para manter o máximo de silêncio possível durante a sua apresentação é primordial neste momento. Evite coisas que podem distrair como televisores, celulares e outros aparelhos.

3 - Boa aparência

Uma apresentação de TCC não se trata de uma entrevista de emprego, mas envolve seu futuro profissional. Por isso, mesmo que em casa, é importante estar bem vestido. Não precisa ser uma roupa social, mas é importante que não esteja de pijama. Procure usar uma roupa formal, de acordo com o seu curso.

4 - Atenção na câmera 

Antes de iniciar a apresentação, é importante que se tenha atenção ao enquadramento da câmera e seu posicionamento em relação a ela, de modo que todos consigam te assistir do outro lado.

5 - Esteja confiante 

Ainda que a apresentação do TCC ocorra em ambiente virtual, é possível perceber quando quem apresenta não está confortável. Por isso, é importante ter segurança e domínio do assunto para conseguir passar tal confiança à banca examinadora. Seguindo todas as dicas acima a apresentação, certamente, será de grande êxito. Boa sorte!

Conheça também nossos cursos de Pós Graduação à distância!

Comentários