Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


5 dicas para aprender inglês de forma rápida e fácil

Conheça algumas orientações que ajudarão você no aprendizado da língua inglesa
Por: Henrique Nascimento 16/02/2018 - 12:49 - Atualizado em: 16/02/2018 - 14:38
5 dicas para aprender inglês de forma rápida e fácil/Freepik
O inglês é a segunda língua com mais falantes nativos no mundo, ficando atrás apenas do mandarim. Com os processos de globalização e a influência dos Estados Unidos na cultura mundial, ter um nível mínimo de conhecimento da língua inglesa deixou de ser opção e se tornou uma necessidade para estar melhor colocado no mercado de trabalho. No cotidiano a língua também tomou lugar de protagonismo, por isso, separamos cinco dicas que com certeza irão lhe ajudar a aprender inglês de forma rápida e fácil. Confira!
 

1 Busque estudar de formas que te dão prazer

Você lembra como aprendeu a falar português? Com certeza não foi pegando uma gramática. Ainda criança você se habituou a escutar os sons, associar com o que representam para depois reproduzi-los. Com o inglês o caminho pode ser parecido, priorizando a imersão na língua através das coisas que você gosta. Além de fazer aulas, você pode assistir séries ou filmes com a legenda em português e posteriormente com a legenda em inglês; escutar músicas e procurar a tradução para aprender novos termos; divertir-se com jogos online em inglês, entre outros.

2 Defina seu objetivo para aprender inglês

Pense em qual é a sua necessidade em relação ao aprendizado da língua inglesa. Pode ser para utilizar em uma viajem, em uma prova de processo seletivo ou para ler textos acadêmicos ainda não traduzidos. As possibilidades são infinitas, identificando seu objetivo ficará muito mais fácil aprender o que realmente precisa. Se irá viajar, o ideal é não se prender em um vocabulário extenso e técnico, mas em termos associados ao cotidiano, aprendendo a pedir informações e perguntar preços, por exemplo. Já se o seu objetivo for profissional ou acadêmico dê prioridade inicialmente ao inglês instrumental, com um vocabulário relacionado a sua área de formação.

Post-it3 Cole post-its em todos os lugares

Uma boa forma para memorizar nome de objetos é colocar post-its, aqueles papéis adesivos coloridos, nos utensílios com o substantivo em inglês que o nomeia. Assim, toda vez que pegar a cafeteira verá que ela é chamada de coffee machine e que o rodinho de pia é o sink squeegee. Aos poucos sua mente irá internalizar os nomes e você lembrará facilmente depois.

4 Amplie seu vocabulário se aprofundando no conteúdo

Você já assistiu a programas de soletração? Neles, quando estão com dúvidas, os participantes podem solicitar a definição da palavra, a aplicação em uma frase, um sinônimo e a classificação gramatical. Ter conhecimento desse tipo de informação ajuda na memorização e a ter certeza da utilização do termo correto. Ao se deparar com um novo vocábulo, é interessante que, além de saber o que ele significa, você saiba como usá-lo e se existem variantes. Se desejar, tenha um caderninho só para anotar essas informações. Dessa forma, o contexto que envolve a palavra permite que você crie associações mentais e a relembre sempre que necessário,

5 Nem oito nem oitenta, aprendizado na medida certa

Por mais que você queira aprender muito rápido, o nosso cérebro não vai guardar toda informação sem que haja descanso. Por isso, ao invés de passar horas seguidas sentado tentando memorizar algo, é muito mais produtivo dosar seu aprendizado. Isso pode ser feito incluindo o inglês no seu cotidiano, como sugerido no primeiro tópico, ou fazendo o estudo da língua com intervalos. Você pode, por exemplo, programar-se para estudar por duas horas e na metade desse período (60 minutos) fazer um intervalo de 15 minutos para descansar a mente e voltar mais atento. 
 
Quer aprender uma nova língua? Conheça os curso de idioma da UNAMA!

Comentários