Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


4 dicas para melhorar a vida financeira dos estudantes

Por: 17/03/2023 - 08:00 - Atualizado em: 17/03/2023 - 08:00

Escrito por Thaynara Andrade

Lidar com as finanças quando ainda é estudante de graduação não é nada fácil. Principalmente porque a maioria dos universitários não possuem um emprego fixo ou estágio remunerado que garanta uma renda ao final do mês.

Porém, mesmo que os recursos sejam escassos, é importante aprender sobre educação financeira para conseguir viver bem e sem apertos. Se quiser saber como fazer isso, veja agora algumas dicas do Dr. Ivandi Teixeira, que é  professor de contabilidade do Grupo Ser Educacional.

Confira!

Avalie o momento atual 

Para Ivandi, antes de tomar qualquer decisão financeira é preciso primeiramente analisar a sua realidade atual.

“É importante reconhecer sua situação atual para então criar um planejamento financeiro. A fase de estudante tem seus próprios desafios, já que a maioria dos alunos não terá uma fonte de renda segura nesse período”, explica.

Reveja seus hábitos de consumo 

Comer naquele restaurante todos os finais de semanas, ou mesmo o docinho que você come todos os dias após o almoço, pode representar um hábito de consumo muito ruim para o seu controle financeiro.

“É importante evitar gastos dispensáveis, uma forma de fazer isso é preparar as refeições em casa, evitar comprar lanches na rua. Também evite compras por impulso sem antes questionar se realmente precisa disso e se tem utilidade”, afirma o professor. 

Faça um planejamentos seus gastos

“É muito legal fazer um plano de gastos com os recursos que se dispõem. Os gastos fixos com data certa devem ser prioridade, seguido de itens essenciais para  qualidade de vida como o lazer. O fundamental é planejar e pensar antes de gastar”, recomenda Ivandi.

Tenha uma reserva de emergência

“Por mais que os ganhos sejam limitados, não gastar tudo o que recebe é o recomendado. Isso porque, uma reserva de emergência trará tranquilidade no caso do aparecimento de imprevistos. O que você deixa de gastar hoje, pode gerar ótimos ganhos no futuro”, finaliza o professor.

 

Comentários