Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


4 áreas de atuação dos profissionais de Fonoaudiologia

Saiba porque a profissão que previne e trata problemas auditivos e vocais é uma carreira promissora
Por: Bruna Sarga 04/10/2017 - 09:57 - Atualizado em: 04/10/2017 - 09:58
 áreas de atuação dos profissionais de Fonoaudiologia
áreas de atuação dos profissionais de Fonoaudiologia
Respirar de forma errada, dificuldade na mastigação ou para pronunciar algumas letras e a perda constante da voz são alguns dos motivos que, geralmente, levam os pacientes ao fonoaudiólogo. 
 
Este profissional previne e trata problemas no sistema auditivo, na articulação da fala, deglutição e em muitos outros campos que abrangem a comunicação e seus distúrbios. 
 

Fonoaudiologia: uma carreira promissora

O risco de perda auditiva tem crescido entre jovens e adultos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Mais de um bilhão de pessoas entre 12 e 35 anos estão suscetíveis a surdez, total ou significativa, por causa da alta exposição à poluição sonora. Esse fato se agrava em consequência do cultivo de hábitos auditivos nada saudáveis, como o uso indevido dos fones de ouvidos. 
 
À vista disso, a Fonoaudiologia foi considerada uma das profissões mais promissoras na atualidade, com crescimento de formandos de 34% até 2022, de acordo com a pesquisa do Escritório de Estatísticas Trabalhistas (Bureau of Labor Statistics) dos EUA. 
 
Confira 5 áreas de atuação dos fonoaudiólogos:
 

1 -  Diagnóstico  Fonoaudiólogo

O diagnóstico fonoaudiológico sucede após obtenção do histórico clínico do paciente.  A  anamnese clínica pode ser feita através de entrevistas, questionário impressos ou procedimentos como a análise do desempenho relacionado à linguagem oral e escrita, a articulação e fluência da fala, o desempenho auditivo, da  deglutição e seus transtornos. 
 
Ao concluir o diagnóstico fonoaudiológico, o profissional pode estabelecer o tratamento adequado. Se fará uma terapia fonoaudiológica entre outras ações cabíveis às necessidades do paciente tanto no que diz respeito à habilitação, que sucede quando há necessidade da inserção de uma capacidade que lhe promova desenvolvimento pessoal ou profissional. Ou a reabilitação, que serve na recuperação da funcionalidade do paciente após ter passado por algum trauma.
 

2 - Desenvolver ações e campanhas voltadas à saúde no âmbito da fonoaudiologia

Através do levantamento de ocorrências e a identificação de epidemiologia que careça de tratamento fonoaudiológico, o profissional da área pode elaborar programas, coordenar e gerenciar intervenções na sociedade voltadas para a saúde coletiva. A realização de ações como, por exemplo, de prevenção em saúde, torna possível a minimização de distúrbios fonoaudiológicos de maneira precoce. 
 

3 - Aperfeiçoamento da comunicação

Os profissionais de Fonoaudiologia, como você viu, tratam e previnem várias doenças relacionadas a Audiologia, Motricidade Orofacial e a Linguagem mas o seu maior propósito é o aperfeiçoamento da comunicação.
 
Eles são profissionais bem populares entre atores, cantores, políticos, jornalistas e todo e qualquer profissional que prescinda do uso da voz em seu exercício profissional.
 

4 - Desenvolver pesquisas

Além de poder exercer atividades de ensino, profissionais de  Fonoaudiologia tem a competência de realizar pesquisas científicas, bem como elaborar projetos, desenvolver e validar métodos, técnicas e instrumentos de avaliação, diagnóstico e terapia fonoaudiológica.
 
 
 

Comentários