Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


10 mitos e verdades para você tirar suas dúvidas sobre doação de sangue

Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas
Por: Camilla de Assis 13/06/2018 - 09:52
Doação de sangue
Doação de sangue
Doar sangue é oferecer parte do próprio corpo para ajudar outra pessoa. É um ato de amor, solidariedade e respeito com as necessidades do outro. Para marcar esta forma de amor ao próximo, nesta quinta-feira (14), é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Então, trouxemos dez das perguntas mais frequentes sobre mitos e verdades da doação de sangue. Confira abaixo!
 
Doar sangue dói
MITO
Na realidade, é como retirar sangue para fazer exame. O paciente irá sentir aquela velha “picadinha”, que é inevitável, mas o sistema de retirada é indolor.
 
Grávidas não podem doar sangue
VERDADE
Mesmo com a gravidez sendo responsável pelo aumento da quantidade de sangue no corpo (uma grávida pode ter cerca de dois litros de sangue a mais), não deve haver doação. Lactantes também não são recomendadas para doar sangue. Já quem teve parto normal deve esperar de 90 dia contra 180 em cesárea. 
 
Quem é tatuado e tem piercing não pode doar sangue
MITO
A questão, neste caso, é em quanto tempo a doação de sangue pode ser realizada. Quando se obtém o conhecimento da procedência da agulha para realização do desenho e da aplicação do piercing, o doador pode oferecer o sangue em seis meses. Quando não se obtém essa comprovação, a doação será negada. Quando o piercing estiver na cavidade oral ou genital, essa doação não pode ser realizada até um ano após sua retirada.
 
O peso da pessoa influencia na hora de doar sangue
VERDADE
Neste caso, pessoas a partir de 50 quilos que podem fazer doação de sangue.
 
Tomar vacina significa não poder doar sangue?
MITO
Assim como na questão da tatuagem e do piercing, é preciso esperar um tempo para poder realizar a doação de sangue. É recomendada uma consulta prévia com um médico ou  um profissional do banco de sangue para que possa orientar o possível doador sobre quanto tempo esperar, de acordo com a vacina aplicada. No caso da vacina contra gripe, por exemplo, a pessoa precisa esperar pelo menos um mês antes de doar sangue.
 
Idosos não podem doar sangue
MITO
A idade máxima das pessoas que pretendem doar sangue foi aumentada em 2013. Agora, para ser doador precisa estar na faixa entre 16 e 69 anos.
 
Descansar e se alimentar bem influencia na doação
VERDADE
Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso estar em jejum para doar sangue. Por outro lado, é necessário estar bem nutrido por  meio de refeições leves e sem gordura. Além disso, é preciso, também, estar descansado e não ter realizado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes da doação. O doador não pode ter ingerido bebidas alcoólicas 24h antes.
 
Doação de sangue pode ser realizada a cada 30 dias
MITO
A doação de sangue deve ser realizada a cada 60 dias, para o homens, e 90 dias para as mulheres.
 
Doar sangue emagrece
MITO
Quem busca doar sangue com o intuito de emagrecer pode desistir. Primeiramente, porque a doação deve ser realizada de forma altruísta e, secundariamente, porque a quantidade de sangue retirada do corpo é logo recuperada pelo próprio organismo da pessoa.
 
Não pode doar sangue resfriado ou gripado
VERDADE
Quem estiver gripado ou resfriado não pode realizar a doação de sangue, pois é preciso aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas para realizar a doação. Por outro lado, quando o doador apresenta febre, é necessário aguardar um período ainda maior, de 15 dias.
 
Geralmente, os estoques dos hemocentros baixam durante o inverno, pois os resfriados e os problemas respiratórios, assim como as viagens de férias escolares, afastam o doador. No Brasil, apenas uma parcela que compreende de 1,7% a 1,9% da população é doadora de sangue. Essa é uma informação importante, pois deve atingir na consciências das pessoas saudáveis e candidatas às boas doações, pois quando se doa sangue pelo menos uma vez, a chance é de salvar até quatro vidas.
 
Gostou do nosso conteúdo? Conte pra gente nos comentários!

Comentários