Clicky

Selecione a cidade
4020-9734

Notícias › Educação


10 filmes indispensáveis para quem quer ser engenheiro

Confira uma lista com produções que abordam o universo das engenharias
Por: Paula Brasileiro 10/04/2017 - 08:00 - Atualizado em: 19/06/2017 - 14:42
Estes filmes abordam o universo de diversas engenharias
Estes filmes abordam o universo de diversas engenharias

Você é apaixonado pela área de engenharia? Está estudando para tornar-se um profissional e trabalhar com o que ama? Preparamos uma lista, especialmente para você, com dicas de filmes que abordam o universo da engenharia e que prometem inspirar os futuros profissionais. Confira.

Inscreva-se no vestibular!

A ponte do Rio Kwai

Um clássico de 1967. Mostra um grupo de prisioneiros britânicos, durante a Segunda Guerra Mundial, obrigados a construir uma ponte para a passagem de trens sobre o Rio Kwai, na Tailândia. Traz lições sobre liderança e planejamento em situações com poucos recursos disponíveis.

De volta para o futuro

Grande sucesso da década de 1980 que arrebatou uma legião de fãs até os dias de hoje. O filme mostra as viagens de um adolescente numa máquina do tempo construída por um cientista em um carro da época. Deu origem a uma sequência de três longas, com De volta para o futuro 2 (1989) e 3 (1990). Com Michael J. Fox e Christopher Lloyd.  

Mataram Irmã Dorothy

O documentário fala sobre a morte da missionária norte-americana Dorothy Stang, em 2005, no Pará. Ela travava uma batalha contra a exploração de poderosos madeireiros e latifundiários, junto a ambientalistas e a comunidade local. O filme mostra a dificuldade de se implantar projetos de sustentabilidade na Floresta Amazônica e a importância dos Engenheiros Ambientais na manutenção e sustentabilidade de ecossistemas importantes do planeta.

Tempos Modernos

Outro clássico, este de 1936. Charles Chaplin mostra como um operário de uma linha de montagem vai à loucura após criar uma máquina para evitar a hora do almoço. Interessante para os Engenheiros de Produção.

Piratas do Vale do Silício

A história da criação de duas das maiores empresas de informática do mundo e seus idealizadores, Steve Jobs e Bill Gates. Demonstra conceitos interessantes sobre engenharia e empreendedorismo.

Não por acaso

O filme mostra a vida de um engenheiro de trânsito da cidade de São Paulo e como sua vida e relações mudam após um grave acidente. Talvez uma das únicas produções a ilustrar o profissional de engenharia de tráfego. O elenco conta com Rodrigo Santoro, Letícia Sabatella, Leonardo Medeiros e Cássia Kiss.

Apollo 18

Conceitos de física, engenharia civil, mecânica e eletrônica, entre outras, nesta história de uma missão espacial que leva dois astronautas até a Lua para estudar a gravidade, o clima e o solo do lugar. Um prato cheio também para quem gosta de ficção científica.

A invenção de Hugo Cabret

Dirigido por Martin Scorsese, o filme mostra como um pequeno órfão, que vive numa estação de trem, tenta completar o trabalho deixado por seu pai - um robô. Apresenta diversos aspectos mecânicos para quem se interessa por esta área.

Elevado 3.5

Documentário nacional de 2010 que mostra o cotidiano das pessoas que vivem em torno do Elevado Costa e Silva, em São Paulo, mais conhecido como Minhocão. Na época em que foi construído, o elevado era a maior obra de concreto armado da América Latina. O filme reflete sobre o impacto que as grandes construções causam nas cidades e suas populações.

Os pilares da Terra

Aborda as dificuldades e jogos de poder em torno da construção de uma catedral na cidade inglesa de Kingsbridge, no século 12. Ilustra bem como um dos personagens, Tom, aprende e transmite o ofício de construir.  

Gostou da lista? Quer sugerir um outro filme? Compartilhe nos comentários mais uma dica. 

 

Comentários